Ônibus do Roda SP chega a São Carlos para Festa do Clima
Já estão em São Carlos os 16 ônibus que participarão do Projeto Roda SP junto da Festa do Clima, entre os dia 26 de abril a 1º de maio. A frota que chegou na tarde desta segunda-feira, 22, será utilizada em três rotas formadas pelos principais pontos turísticos das cidades de São Carlos, Araraquara, Dourado, Analândia e Pirassununga. Para adesão, o passageiro terá apenas que pagar o preço único de R$ 10 válido por 24 horas, contado a partir do horário do primeiro embarque, subindo e descendo quantas vezes quiser em qualquer um dos pontos de parada.
Durante o evento serão distribuídos panfletos explicativos do programa itinerante, além de informações de horários e destinos dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque. Todas as linhas terão partida da Praça do Mercado na rua Geminiano Costa.
A rota Contemplação conterá o roteiro passando pela Fazenda Santa Maria e depois seguindo para Dourado nos pontos turísticos da Fazenda Monte Alto, Zoológico Municipal de Dourado, Igreja Matriz São João Batista e Fazenda Bela Vista.
Na rota Aventura, os turistas irão para Igreja Matriz de Sant’Ana em Analândia prosseguindo para o Morro do Cuscuzeiro/Camelo, Cachoeira do Salto Major Ley, Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos em Pirassununga, Fazenda da Aeronáutica e por fim Cachoeira de Emas.
A rota Diversidade visitará o Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, Museu TAM, seguindo para Araraquara passará pelos pontos turísticos do Centro Cultural Professor Waldemar Saffioti Chácara Sapucaia, Museu da Arqueologia e paleontologia, Arena da Fonte Luminosa/Museu do Futebol e dos esportes finalizando o circuito no Distrito de Bueno de Andrada.
O turista terá escolha de desembarcar em qualquer ponto turístico de sua escolha, porém não será acompanhada pelos monitores ou guias que permanecerão dentro dos ônibus prosseguindo viagem ou nos pontos de parada auxiliando os turistas. A cada uma hora os ônibus circularão novamente pelos mesmos pontos para embarcar de desembarcar mais passageiros.
Vale ressaltar que o bilhete único de adesão ao projeto é apenas para o transporte, não pagará possíveis despesas na entrada de alguns pontos turísticos e alimentação.
De acordo com o diretor de Fomento ao Turismo, André Ricardo Frujuelle, a proposta é que o projeto Roda SP se torne um evento anual na Festa do Clima e que possibilite a adesão e expansão do turismo local e regional por parte da população.
Por ser um projeto piloto, Frujuelle não estima quantas pessoas irão participar do Roda SP, porém vê com otimismo a participação da população e a facilidade em conhecer diversos pontos turísticos por um valor inferior ao viagens convencionais. “Acredito que o projeto trará resultados positivos para a cidade e região, além de ser um diferencial das demais edições, trazendo uma opção de Lazer a mais a Festa do Clima”, finaliza.