Trânsito seguro

Operação Direção Segura fiscaliza 182 veículos em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e com apoio da Guarda Municipal, realizou nesta quinta-feira, 10, a Operação Direção Segura, com foco na fiscalização de alcoolemia e na prevenção de sinistros de trânsito.

A ação ocorreu das 12h às 13h30 na Avenida Francisco Pereira Lopes e fiscalizou, ao todo, 182 veículos. O objetivo principal foi coibir a combinação de álcool e direção, contribuindo para a redução de sinistros e o reforço da segurança viária. Durante as abordagens, os condutores foram submetidos ao teste do etilômetro.

A operação contou com duas viaturas de Trânsito, duas do Detran e uma da Guarda Municipal. Foram empenhados seis agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, cinco agentes do Detran e dois guardas municipais, que atuaram de forma integrada durante a fiscalização.

Segundo o inspetor de Trânsito Evandro Carlos Domingues, a Operação Direção Segura será intensificada em São Carlos. “Daqui para frente, vamos atuar não somente à noite, mas também durante o dia, para coibir a direção perigosa e a condução de veículos por motoristas alcoolizados”, afirmou.

A fiscalização de alcoolemia está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é regulamentada pela Resolução Contran nº 1.031/2026, que estabelece procedimentos como o uso do etilômetro e a verificação de sinais de alteração da capacidade psicomotora.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Fórum Brasil/Portugal – São Carlos
(*) Rui Sintra Há datas que pertencem aos livros de História. Outras, porém, pertencem também […]
Há 15 minutos
Solidariedade
São Carlos terá, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, uma programação especial que […]
Há 23 minutos
Capacitação
A Prefeitura de Ibaté deu início nesta semana ao curso gratuito de assistente administrativo, uma […]
Há 4 horas