Lipedema

Pacientes voluntárias são convocadas para tratamento de lipedema pelo IFSC/USP

Crédito: Youtube/USP

Terá início no próximo dia 05 de maio, um novo tratamento, oferecido pelo IFSC/USP, para pacientes com lipedema.

O lipedema é considerada uma condição crônica e progressiva de saúde, na qual há um acúmulo anormal de gordura subcutânea, localizado prioritariamente nas pernas, nos quadris e também nos braços.

Será realizado um estudo e, posteriormente, um tratamento experimental, com o objetivo de auxiliar pacientes portadoras de lipedema a terem uma melhor qualidade de vida.

O estudo vai buscar quais os benefícios de aliar compressão pneumática intermitente com a fototerapia, para melhora nos sintomas e na circulação periférica dos membros inferiores.

De acordo com Matheus Henrique Camargo Antonio, autor do estudo, que também é fisioterapeuta e pesquisador do IFSC/USP, essa opção de tratamento se resume no uso de uma bota pneumática especial, a qual exercerá uma pressão nas pernas, a fim de proporcionar melhora na circulação e reduzir o inchaço.

Simultaneamente será aplicada uma luz de laser para realizar a chamada “fotobiomodulação”, na bota.

O tratamento vai oferecer dez sessões, por cinco semanas, com duração de cerca de 30 minutos cada uma.

Para essa pesquisa serão recrutadas 20 mulheres, com idade acima de 18 anos e que possuam o diagnóstico confirmado de lipedema. Essas mulheres devem residir na cidade de São Carlos e não podem ter histórico de doenças cardiovasculares, ser fumantes, usar álcool ou terem problemas oncológicos existentes.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Araraquara
Conciliação encerra ação judicial, motivada por irregularidades ergonômicas; MPT flagrou balconistas sem local para sentar no expediente
Há 6 horas
Atenção motoristas
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, […]
Há 9 horas
ENTREVISTA!!!
Líder religioso fala sobre trajetória pastoral, desafios da vida religiosa, do Coral Acordes de Jerusalém e visão sobre paz mundial
Há 10 horas