7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Palestra aborda alterações do sono em pessoas com demência, familiares e cuidadores

Palestra aborda alterações do sono em pessoas com demência, familiares e cuidadores

Encontro virtual da ABRAz São Carlos terá a análise do médico neurologista Fábio Limonte que irá falar sobre as principais doenças do sono

25/01/2021 12h39 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Palestra aborda alterações do sono em pessoas com demência, familiares e cuidadores

O médico neurologista Fábio Henrique Limonte participará como palestrante do encontro da ABRAz Sub-regional São Carlo (SP) para falar sobre as alterações do sono em pessoas com demência. Ele ainda irá abordar como o distúrbio do sono pode afetar diretamente no convívio dos familiares e cuidadores. O médico prevê um panorama da composição do sono humano e suas fases, as principais doenças e como fazer para ter uma boa noite de sono.

O encontro será na terça-feira, 26, às 19h30, O encontro é aberto à população. Entretanto, o número de participante é limitado. Outras informações sobre a sala de reunião virtual podem ser obtidas pelo email [email protected] ou no perfil do Instagram, @abrazsaocarlos.  e Facebook @ABRAz-São-Carlos

Na terça-feira, mais cedo, às 8h30, o médico Gustavo Munno responderá às perguntas dos ouvintes e as enviadas pelos cuidadores às mídias sociais da Abraz São Carlos, sobre os cuidados com o paciente com demência.  O programa na rádio Clube 1 FM, do radialista Carlinhos Lima abre espaço mensal na sua grade de programação para a interação com a sociedade.

A Gerontóloga, doutora em Ciências da Saúde e membro voluntário da Comissão Científica da ABRAz – Sub-regional São Carlos, Ana Carolina Ottaviani explica que o sono é uma função essencial à vida atuando como reparador das funções vitais e regulatórias. Por meio do sono é que as energias perdidas ao longo do dia são recuperadas. “Trata-se de necessidade básica do ser humano, sendo fundamental para uma boa saúde mental. O sono é essencial para o bem-estar físico e emocional, se estiver em desordem, pode interferir negativamente na qualidade de vida”.

Segundo Ana Carolina, a dificuldade é comum em pessoas com demência. Os sintomas vão de começar a dormir, acordar no meio da noite ou acordar muito cedo pela manhã. Consequentemente, as pessoas que cuidam delas podem ter seu sono perturbado. “Para o cuidador pode ser muito estressante lidar com problemas para dormir, pois, é difícil oferecer cuidado de qualidade sem dormir bem”.

 

Missão – A ABRAz tem como missão oferecer apoio social, emocional e informativo a familiares, cuidadores, estudantes e profissionais da área da saúde, além do público interessado em conhecer sobre a Doença de Alzheimer e outras demências.

A Associação em São Carlos mantém os encontros, nesse momento de pandemia no modelo virtual e online, dentro da perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos familiares e cuidadores na assistência aos pacientes.

A coordenadora da ABRAz sub-regional São Carlos, Ana Cláudia Trombella Barros explica que o grupo de apoio aborda temas variados relacionados à demência como diagnóstico, tratamento e cuidados cotidianos. “A essência dessas ações é oferecer a quem cuida da pessoa com demência -cuidador e familiar- uma rede de apoio para amenizar os efeitos da sobrecarga vivenciada no exercício da função, que muitas vezes gera estresse, ansiedade e depressão”, explica.

Outro ponto fundamental para a ABRAZ é dar suporte ao cuidador. “Muitas vezes são idosos cuidando de idosos, com uma sobrecarga acentuada de trabalho e responsabilidade. Por isso oferecemos além de técnicas e conhecimento, um apoio emocional a esse cuidador”, relatou Ana Cláudia.


Por Hever Costa Lima

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x