Palestra relaciona estresse a falta de hábitos saudáveis
Em comemoração aos seus 40 anos, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, realiza até o dia 23 de novembro, a Semana Solidária.
Com diversas atividades, entre elas workshops, oficinas e palestras, na tarde d o sábado (18), foi realizada a palestra Nutrição para o cérebro e modulação do estresse, com a nutricionista clínica e funcional, Adnilce de Souza Dias Pereira, aberto a toda comunidade interna e externa da universidade.
O estresse, muitas vezes, está ligado a questões do dia a dia, como problemas no trabalho, em casa, vida afetiva, entre outras situações. O estresse pode até mesmo acarretar em problemas sérios, como hipertensão e doenças cardíacas.
A nutricionista abordou as maneiras de aliviar o estresse e a pressão do dia a dia através de hábitos nutricionais e destacou que “tudo pode desde que haja equilíbrio”. Além disso, diante das dúvidas dos participantes, abordou como alguns alimentos influenciam no organismo e suas funções, como a semente de chia, que vem sendo indicada para auxiliar o emagrecimento, pois é rica em nutrientes e traz saciedade.
Pesquisas revelam que o estresse pode ser causador de diversos problemas de saúde, por isso a importância em identificá-lo o quanto antes e trabalhar para evitá-lo através da alimentação, que na maioria das vezes, pode utilizar alimentos baratos.
Os alimentos possuem o papel de fornecer ao organismo vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, entre outros. Consumidos adequadamente, ou seja, com hábitos nutricionais corretos, torna a pessoa saudável e com disposição. Alimentos que não são ricos em nutrientes ou que não faz bem para determinada pessoa, devem ser retirados do cardápio.
Edição Jeferson Vieira