29 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Participantes contam suas experiências de voluntariado

Participantes contam suas experiências de voluntariado

06/04/2013 13h53 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Participantes contam suas experiências de voluntariado

Recém-chegados de suas missões, os participantes do Projeto Rondon de São Carlos contam suas experiências após passar cerca de 15 dias convivendo em comunidades distantes de costumes, cultura e necessidades diferentes .

 

A professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marcilene Dantas Ferreira, que coordenou o grupo de alunos da instituição na Operação 2 de Julho, na cidade de Anguera (BA), comenta que durante os dias de projeto os alunos foram divididos em grupos e realizaram oficinas, palestras, mutirão, entre outras atividades com a proposta multidisciplinar de temas relacionados à Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho, visando soluções a partir da junção das experiências locais com os conhecimentos adquiridos na universidade, promovendo um processo mútuo de ensino-aprendizado pela prática.

“Considero que o trabalho realizado na comunidade, teve muito sucesso e atingiu todos os objetivos contidos na proposta inicial aprovada pelo Ministério da Defesa”, destaca Ferreira.

A aluna do curso de Gestão e Análise da UFSCar e participante da Operação, Karyna D’Onofre Neves, relata que atualmente Anguera tem uma situação considerável em desenvolvimento, mas como muitas cidades do Norte e Nordeste brasileiro, ainda está engatinhando em setores básicos como saúde, educação, saneamento, meio ambiente, entre outros.

“É uma verdadeira lição de vida, tive a oportunidade de desenvolver atividades da futura área de atuação, lidar com problemas reais, adversidades do dia a dia de trabalho, públicos diferentes e discernimento. A maior lição que aprendi foi a doação”, comenta Neves.

Em relação aos moradores da comunidade, a aluna diz que ficou mais perceptível a simpatia, simplicidade e a disposição em ajudar. Mas também as dificuldades e a carência de atenção ficaram bastante evidentes.

Outra participante do projeto Rondon foi a aluna do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), Isabela Oliveira. Ela conhecia o projeto através de amigos que tinham participado anteriormente e sempre teve muita vontade de participar.
“Participar do projeto é uma experiência incrível, é sair da bolha, entrar em contato com o outro Brasil que muitas vezes a gente mal sabe que existe”, ressalta Oliveira.

A equipe do IFSC participou da Operação Canudos, também em janeiro deste ano, indo para a cidade de Abaré (BA), à beira do Rio São Francisco.

 “O povo abareense é extremamente receptivo e a cidade é completamente diferente do que estamos acostumados aqui. Só sabia se era manhã ou tarde pelo almoço, por causa intensidade de iluminação solar logo cedo, além de tomar banho só de caneca ou mangueira por causa da falta de água diária”, lembra Oliveira. 

 

O que é o Projeto Rondon

O Projeto Rondon trata-se de uma ação de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Por ser um projeto de extensão, promove uma série de atividades com objetivo de capacitar a população local, especialmente os multiplicadores, em tecnologias, teorias e práticas desenvolvidas na universidade que podem ser absorvidas na comunidade, podendo representar uma melhoria na qualidade de vida da região e uma motivação para os moradores. Além disso, é também uma grande experiência de vida, pois possibilita interação entre realidades distintas das diversas regiões do Brasil.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Valderez
Valderez
11 anos atrás

Parabéns às alunas da UFSCar, participantes do Projeto Rondon 2013, que brilhantemente a representaram, com ações sociais, integrando-se à comunidade de Anguera.
Parabéns aos professores, em especial à Profa. Marcilene, pela iniciativa e empenho em levar a esses jovens oportunidade de conhecer as necessidades do povo pelo nosso Brasil afora.

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x