Parto natural: sintonia entre a mãe e o bebê
Chegada a hora de ser mãe, a primeira principal decisão que a gestante toma em relação ao seu filho é o tipo de parto. Normalmente, a mulher associa o parto normal a dor. Mas existe outro lado deste tipo de parto que somente as mulheres algumas mulheres têm o prazer de vivenciar: o vínculo entre a mãe e o bebê.
Aline Bueno Barbosa, enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade da Casa de Saúde de São Carlos, aponta que o parto natural é o que menos sofre intervenção possível, seja medicamentosa ou física.
“O parto normal, na maioria das vezes, ocorre quando o bebê já está preparado para nascer. É um processo que aumenta o vínculo entre mãe e bebê, que é cresce ainda mais após o nascimento”, conta.
Segundo Aline, o parto humanizado é realizado com ajuda de técnicas de relaxamento, banheira ou piscina inflável, bola de pilates, com a presença da doula e de quem mais a mãe desejar, desde que todas estejam preparadas para o momento.
A enfermeira diz que só existem vantagens no parto normal: “Como não é uma intervenção cirúrgica, a evolução do útero é mais rápida, há menos riscos de infecção, a recuperação é mais rápida, maior é o sucesso no aleitamento, no cuidado dessa mãe com seu filho, na volta do peso da mãe mais rapidamente, além de a descida do leite ser mais rápida. Só existem vantagens”.