26 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pastoral desenvolve trabalho de conscientização na Maternidade da Santa Casa

Pastoral desenvolve trabalho de conscientização na Maternidade da Santa Casa

01/10/2014 17h38 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Pastoral desenvolve trabalho de conscientização na Maternidade da Santa Casa

No Brasil, a Pastoral da Criança lançou a campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”. Um alerta para pais e comunidades, um esforço conjunto de várias entidades para mudar uma mentalidade de muitos anos, mas que precisa ser revista e transformada, pelo bem e pela vida das crianças. Em São Carlos, a Pastoral da Criança tem realizado palestras com a finalidade de informar e qualificar funcionários da Maternidade de São Carlos sobre esse tema muito relevante da campanha. O assunto é polêmico: qual é a posição correta para o bebê dormir? As opiniões divergem. Avós, vizinhos, familiares e amigos muitas vezes acabam deixando os pais do bebê recém-nascido muito inseguros sobre esse tema. Até mesmo alguns pediatras têm opiniões diferentes. O que fazer então? O melhor é se ater aos fatos. É fato que a síndrome da morte súbita dos bebês acontece no primeiro ano de vida e surpreende a todos sem aviso.

Estudo revelador

Estudo recente mostrou que 85% dos casos de morte súbita acontecem com bebês que dormem de barriga para baixo ou que dormem junto com outras pessoas. Dormir em colchões e travesseiros muito macios aumenta 20 vezes o risco. Bebês excessivamente agasalhados, que dormem em quartos muito aquecidos, correm perigo maior quando colocados com a face para baixo, porque a face é uma fonte importante de eliminação do calor nas crianças. Diversos países realizaram campanhas para orientar as famílias sobre a importância de colocar o bebê para dormir na posição correta, ou seja, de barriga para cima. A família normalmente tem medo de que se a criança vomitar, estando de barriga para cima, poderá se engasgar e morrer asfixiada. Especialistas explicam que caso isso ocorra, algum adulto ouvirá a criança se engasgar e poderá socorrê-la a tempo. Já na síndrome da morte súbita, a morte silenciosa durante o sono não deixa alternativas para as famílias.

O coordenador da Pastoral da Criança da Diocese de São Carlos Sr. Mauro Evaristo da Silva é quem vem ministrando as palestras na Maternidade de São Carlos. Para ele a morte súbita é uma morte que acontece com bebês e principalmente no primeiro ano de vida, em que o neném normalmente morre no berço, no momento que ele não estava doente. É como se o neném parasse de respirar. Segundo ele não se tem ainda um diagnóstico preciso da sua causa. Parece que por qualquer motivo o neném para de respirar. Ele está dormindo à noite e para de respirar, e então começamos a estudar quais são as questões que podem diminuir; “Uma questão importante é o aleitamento materno, as crianças que mamavam exclusivamente no peito da mamãe tinha menos chance da mortalidade no berço, a morte súbita. Onde você tinha famílias que não fumavam a mortalidade era menor. E uma coisa interessante é a posição que o neném dorme;” explica Mauro Evaristo, coordenador da Pastoral da Criança em São Carlos. Ele concluiu dizendo que a Pastoral da Criança vem reforçando com palestras informativas sobre a campanha em todo Brasil sobre a prevenção da morte súbita de bebes cujo o lema é “Bebês devem dormir de barriga para cima, é mais seguro”. “Achamos excelente essa campanha da Pastoral da Criança, porque a Pastoral tem uma penetração, chega em muitos lares aonde nós temos dificuldades”, concluiu. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x