Perante renomados cientistas, Ítalo expôs os trabalhos
No evento, que teve carácter interdisciplinar, Ítalo Cavini apresentou, perante empresários, alunos e renomados cientistas da área, dois trabalhos – um oral, que foi avaliado pelos membros da AUREMN, e outro em forma de pôster, que foi avaliado pelos membros da indústria presentes no evento -, ambos subordinados ao mesmo título: Investigação do Equilíbrio Monômero-Dímero da Canacistatina-1 por Ressonância Magnética Nuclear de Alta Resolução. O trabalho de Ítalo foi baseado em resultados de espectros de RMN que estão sendo feitos na Alemanha, desde 2010, em especial as medidas de alta pressão por ele realizadas em janeiro desse ano, graças ao apoio financeiro do MIGra, causando reações muito positivas no decurso do evento. Ítalo ganhou o primeiro lugar entre as apresentações orais, traduzido em uma inscrição e estada no Royal Tulip Rio de Janeiro Hotel para o congresso ISMAR, que se realizará no Rio de Janeiro, em 2013. Seu trabalho também recebeu a premiação como melhor pôster, traduzido em um cheque de R$ 350,00:
Estava à espera de um bom resultado na apresentação deste trabalho, tanto no aspecto oral, como no pôster, mas nunca pensei em conquistar dois prêmios, refere Ítalo, com humildade.
A profa. Claudia Munte sente uma enorme felicidade por ver seu aluno singrar na trilha académico-científica: “Eu dei muita sorte. Ter alunos deste calibre é uma verdadeira felicidade, principalmente porque faz apenas três anos que estou no IFSC como professora. Agora, quero que ele vá mais longe; espero que ele faça, após seu mestrado aqui no IFSC, um doutorado completo no exterior, talvez nos Estados Unidos ou na Grã-Bretanha, até para que ele tenha possibilidade de dominar o idioma”, disse.
Para Ítalo Cavini, o rumo está definido. “Vou seguir em frente na pesquisa acadêmica, na área de biofísica, principalmente no uso de RMN, tendo em vista o desenvolvimento e a determinação de estruturas que possam abrir portas para o tratamento de diversas doenças”, conclui.
Se este jovem estudante é motivo de satisfação e de reconhecimento para seus familiares e professores, com certeza ele é, também, um motivo de orgulho para toda a comunidade do Instituto de Física de São Carlos, que vê assim este jovem aluno despontar para o desenvolvimento da ciência brasileira.