Pesquisa avalia risco de contaminação de profissionais da saúde
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participa de projeto que tem financiamento da Organização Pan-americana da Saúde
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está participando do projeto de pesquisa “Avaliação e gerenciamento dos riscos de contaminação de profissionais de saúde no contexto da Covid-19 em unidades de saúde brasileiras e seus possíveis desfechos: AGIR-COV-2020”.
A iniciativa tem financiamento da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e está vinculada às ações da Secretaria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde (SGETS) do Ministério da Saúde (MS) do Brasil. A professora Vivian Aline Mininel, do Departamento de Enfermagem da UFSCar, compõe a equipe de pesquisa do projeto que tem a coordenação geral da professora Maria Helena Palucci Marziale, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).
O Projeto é realizado por um grupo de pesquisadores da EERP-USP, da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP) e das universidades federais de São Carlos e de Alfenas e tem o intuito de mostrar que os profissionais de saúde têm sofrido danos à sua própria saúde, ao cuidar da população adoecida por Covid-19. A partir da análise dos riscos ocupacionais de infecção pelo SARS-CoV-2, a docente da UFSCar explica que o estudo visa gerar evidências científicas que possam ser transladadas à prática nos diferentes serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), mitigar a contaminação dos profissionais de saúde, fornecer indicadores para a gestão de recursos humanos, para o enfrentamento da atual e de futuras emergências sanitárias, e oferecer maior segurança na assistência prestada aos pacientes.
A pesquisa é direcionada aos profissionais de saúde e residentes vinculados à ação “Brasil Conta Comigo” em todo o território nacional. A coleta de dados está em andamento e os participantes estão sendo convidados por e-mail ou telefone. Informações complementares podem ser encontradas no site do projeto (https://sites.usp.br/agir).