Qualidade de vida

Pesquisa com participação da UFSCar investiga saúde e qualidade dos relacionamentos das pessoas lésbicas, gays e bissexuais

Estão convidando o público para participação, através de um questionário online/Freepik

Os departamentos de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Turim (UniTo), na Itália, estão conduzindo uma pesquisa que busca avaliar a saúde individual e a qualidade dos relacionamentos afetivo-sexuais de mulheres lésbicas, homens gays e pessoas bissexuais. Para isso, estão convidando esse público para participação, através de um questionário online.

“Em relação à saúde individual, os principais aspectos a serem investigados dizem respeito a como os participantes percebem as emoções e os sentimentos em si mesmos e nas demais pessoas, e como se sentem em relação à própria identidade sexual”, define a mestranda Renita de Cássia do Santos Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo trabalho. “Quanto à qualidade dos relacionamentos afetivo-sexuais, buscamos avaliar comportamentos que podem ou não ter ocorridos no último ano ou na última relação, como a divisão de forma justa das contas e o uso de apelidos”, completa.

O estudo é desenvolvido sob a supervisão do professor Fabiano Koich Miguel, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. A parceria com a UniTo teve início a partir de uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (Bepe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), concedida a Renita Freitas para estágio na universidade italiana.

Participação

Estão sendo convidadas, para participarem do estudo, pessoas lésbicas, gays e bissexuais com 18 anos ou mais, residentes em qualquer região do Brasil, nos mais diversos modelos, formas e vínculos de se relacionar como, por exemplo, encontros sem compromisso, monogâmicos, não monogâmicos, a distância, relações virtuais ou uniões estáveis.

Para participar, basta responder ao formulário disponível em https://tinyurl.com/saudepoplgbtqia; o tempo estimado de resposta é de 20 minutos. Todas as informações fornecidas no questionário são sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins científicos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Compartilhe:

Recomendamos para você

Magia e alegria
A magia do Natal chega a São Carlos no dia 14 de dezembro de 2025, […]
Há 26 minutos
Reconhecimento
Trabalho com técnica que supera métodos tradicionais recebeu prêmio em Simpósio Internacional de Sistemas Médicos […]
Há 20 horas
Previsão do tempo
O sábado (13) em São Carlos deve ter sol com algumas nuvens e possibilidade de […]
Há 22 horas