Pesquisa mostra baixo índice de arborização na cidade
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Censo Demográfico de 2010, entre a pesquisa consta o índice de arborização em São Carlos. Foi feito o levantamento de 61.311 domicílios que contam com árvores em volta dos quarteirões, em calçadas ou canteiros. Neste entorno foram contados 189.420 pessoas. A cidade possui uma população de 221.950 mil habitantes.
Os dados foram apurados durante a etapa de pré-coleta do Censo no ano de 2010 através da observação direta de características previamente definidas em cada face de quadra das áreas urbanas.
Segundo dados da Prefeitura Municipal atualmente a cidade possui em torno de 70 m² por habitante, mas o ideal seriam 100 m² por habitante. Comparando com a cidade vizinha, Araraquara com 208.662 habitantes possui 64m² de área coberta.
O Coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini, destaca dois projetos importantes pioneiros que serviram de exemplo para outras cidades, o IPTU Verde que concede descontos de até 4% para pessoas que têm árvores em frente de imóveis edificados. O projeto já chegou a quase cinco mil beneficiados. No Disque Árvore são doadas duas mudas de árvores, uma de cada espécie por endereço e por mês. O programa já distribuiu sete mil mudas.
Na cidade já foram plantadas 340 mil árvores em três anos, sendo 300 mil na área rural e 40mil na área urbana. O coordenador estima que atualmente a cidade tenha cerca de 80 mil árvores plantadas em áreas públicas, e o ideal seria chegar a 120 mil.
Além dos plantios, outras ações servem de incentivo para a população, como o projeto Maternidade Plantando o Futuro que foi retomado este ano e já foram plantadas 908 mudas de árvores. O projeto existe desde 2002 e estabelece que a muda de árvores seja entregue ao pai e a mãe da criança e o plantio feito por ambos ou pela Coordenadoria de Meio Ambiente
No Horto Municipal os quatro hectares dispõem de 50 mil mudas de espécies nativas, além de oferecer aos estudantes visitas monitoradas para conhecer o trabalho realizado no área.
Mancini ressalta uma lei que será aplicada aos novos loteamentos da cidade, em todo lote será obrigado o plantio de uma muda de árvore.
“São Carlos não é tradicionalmente uma cidade muito arborizada por causa do seu clima ameno. Porém é de extrema importância que esta realidade mude, pois temos que incentivar mais o plantio de árvores para combater o aquecimento global, as árvores equilibram a temperatura e o meio ambiente”, explica o coordenador.
de onde vcs tiraram que o índice ideal é de 100m²?