6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pesquisadores irão lançar coletânea de informações da arborização urbana

Pesquisadores irão lançar coletânea de informações da arborização urbana

O objetivo é de coletar as particularidades e agregar as informações sobre arborização urbana

25/10/2020 06h37 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Pesquisadores irão lançar coletânea de informações da arborização urbana Foto: Autores da Coletânea / Divulgação

A “Coletânea Brasileira de Arborização Urbana” tem como objetivos subsidiar material voltado à gestão ambiental de cidades para equipes de secretarias de meio ambiente na elaboração de políticas públicas ambientais, principalmente no que tange a infraestrutura verde municipal.

Além disso, espera-se reunir as particularidades da arborização urbana em uma única obra, por agregar informações de cada uma das regiões do Brasil, e fornecer material bibliográfico de alto nível para a formação de recursos humanos em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras, de acordo com um dos organizadores da coletânea, Alessandro Reinaldo Zabotto, biólogo e doutorando em Agronomia – Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu, que participou nesta semana do programa Fala São Carlos.

A coletânea também é organizada conjuntamente por Fernando Periotto, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Maurício Lamano Ferreira, docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Segundo o biólogo Zabotto, a obra será dividida em cinco volumes, um para cada região brasileira. Cada volume será organizado em três seções: Biodiversidade urbana, Lista de espécies florísticas por bioma e Políticas públicas e perspectivas futuras, cada seção com vários capítulos, e será lançada em junho de 2021.

Zabotto disse que a obra será muito útil para o gestor público, e principalmente, irá contribuir no controle hidrológico (diminuir as enchentes em centros urbanos). “Quando a gente fala em arborização urbana, não é só a árvore na calçada, são vários benefícios socioambientais, como por exemplo, qualidade de vida da população, atenuação da poluição, redução do calor (fator climático). Além disso, a obra pode ajudar no controle hidrológico em centros urbanos, como por exemplo no município de São Carlos, porque temos na cidade um problema que já dura anos, que são as enchentes”, salientou.

Ele afirmou que o déficit de árvores nos municípios é devido à falta de planejamento da gestão pública com o meio ambiente. “Os municípios têm hoje um problema de gestão, por exemplo, São Paulo tem um orçamento para este ano de R$ 11 bilhões para a Secretaria da Saúde enquanto a Secretaria do Meio Ambiente é de 249 milhões. Não quero dizer com isso que a saúde seja menos ou mais importante em relação ao meio ambiente, mas eles estão relacionados. Por isso, é importante um olhar do gestor público para o meio ambiente, e com isso irá ajudar na diminuição no número de internações relacionadas a problemas respiratórios. Inclusive a coletânea traz um capítulo sobre essa perspectiva, escrito por médicos”, ressaltou.

O projeto da obra foi selecionado pelo Comitê Executivo do evento Rio-Capital-2020, a ser realizado em 2021, no Rio de Janeiro, pela Unesco e pela União Internacional de Arquitetos, com o objetivo de promover uma ampla reflexão sobre a questão arquitetônica-urbanística, além de receber uma carta de apoio que poderá ser utilizada na busca por patrocínio.

“Coletânea Brasileira de Arborização Urbana” tem o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU); Sociedade de Botânica do Brasil (SBB); Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB); Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas (ABAP); Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP); Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA); Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA); Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA); International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI); e International Society of Arboriculture (ISA).

Cartilha Arborização Urbana

Antes do lançamento, em junho de 2021, da “Coletânea Brasileira de Arborização Urbana”, será lançada neste ano uma cartilha com curiosidades da arborização urbana para a população em geral, e que será publicada pela ANAMMA de forma gratuita, segundo o biólogo Zabotto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x