30 de Novembro de 2023

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pesquisadores se mantêm entre mais influentes do mundo

Pesquisadores se mantêm entre mais influentes do mundo

22/10/2023 08h27 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Pesquisadores se mantêm entre mais influentes do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, cinco pesquisadores da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) integram o ranking dos mais influentes do mundo, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Stanford, Estados Unidos, e publicado no site da editora Elsevier, da Holanda.

Caue Ribeiro, Cristiane Farinas, Henriette Azeredo e Luiz Henrique Mattoso estão entre os mais citados na carreira e em 2022, enquanto Daniel Corrêa integra o ranking dos mais citados no ano passado.

SELEÇÃO

A edição de 2023 da lista, publicada no dia 4 de outubro, traz também outros nove pesquisadores de oito unidades da Embrapa (Florestas, Semiárido, Agricultura Digital, Pantanal, Meio Ambiente, Amapá e Trigo com 1 pesquisador cada uma, e a Soja com dois pesquisadores). O estudo utilizou as citações da base de dados Scopus para avaliar o impacto dos pesquisadores ao longo de suas carreiras (de 1996 até o final de 2021) e durante todo o ano passado.

A base de dados gerada pelo estudo traz informações padronizadas sobre citações – índice h (métrica amplamente utilizada em todo o mundo para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados) e índice h ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto.

A seleção é baseada na atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações, editadas por mais de sete mil editoras.

DESEMPENHO

Em sua quinta edição, a lista é elaborada anualmente e classifica os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de atuação. São 22 campos científicos e 174 subcampos. O estudo inclui cientistas que estão entre os 200 mil mais influentes, de acordo com um índice composto de citação. Os pesquisadores da Embrapa Instrumentação estão classificados na área de Engenharias. “A presença de pesquisadores da Embrapa Instrumentação nesta lista evidência que os resultados científicos e tecnológicos obtidos pela unidade e seus colaboradores se mantêm relevantes e são utilizados e citados por cientistas ao redor do mundo”, diz o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Daniel Corrêa, que integra o ranking.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x