PF emite perto de 6,5 mil passaportes na cidade
Com sete meses de atividade, o birô da Polícia Federal (PF), instalado na Casa do Trabalhador, em São Carlos, emitiu perto de 6.485 passaportes. No último mês, foram registrados 1,5 mil, uma média de 50 por dia.
Na avaliação do agente Márcio, que prefere não se identificar por conta das outras ações realizadas pela PF na cidade, os quatro primeiros meses de atividade em São Carlos, o birô chegou a emitir perto de 4 mil passaportes. “Existia uma demanda alta de pessoas buscando o documento e ainda eram meses que antecediam às férias do final de ano”, relatou.
O agente falou também que a demanda está 50% maior que o esperado pela gerência regional da PF situada em Araraquara. “A expectativa na época da inauguração é que fôssemos atender perto de mil pessoas, mas o fluxo tem se mostrado pelo menos com 500 pedidos a mais”, afirmou.
Os interessados em adquirir ou renovar o documento de identificação internacional devem agendar a visita pela internet no site da Polícia Federal e por lá saber a documentação necessária para se retirar um passaporte.
São Carlos tem atendido uma gama de cidades na região que pertencem à circunscrição da PF de Araraquara e ainda pessoas do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e até da Grande São Paulo.
Segundo o agente da Polícia Federal, a agilidade em atender os inscritos no site, o que atualmente demora 20 dias, é muito maior que na sede da PF em São Paulo ou Ribeirão Preto, onde a fila de espera chega a demorar 90 dias.
“Por sermos recentes na região ainda não temos uma demanda muito alta e com isso o serviço fica ágil”, afirmou Márcio.
Ele também afirmou que há interesse na gerência regional de ampliar o atendimento em São Carlos com outros serviços prestados pela PF. Por enquanto, o birô na cidade só atende a emissão de passaportes. “Mas até o final do ano uma área que é de depósito da Casa do Trabalhador está sendo reformada para que a Polícia Federal a ocupe com uma gama de serviços que hoje só são oferecidos em Araraquara e Ribeirão Preto, na região”, declarou.
A farmacêutica Karina Cunha Siqueira, que estava renovando o passaporte, confirmou a agilidade do serviço e já tem data para receber o documento novo em 20 dias. “Ainda não tenho destino para estrear o passaporte, mas ainda neste ano pretendo usá-lo para uma viagem no exterior”, declarou.
Segundo o agente Márcio, o maior número de pedidos para visto ainda é para os Estados Unidos. O país norte-americano estuda a possibilidade abolir a necessidade de visto para o turista o brasileiro, como já acontece na Europa e países da América Latina, exceto o México. Canadá, Austrália e Japão são outros países que exigem visto do turista brasileiro. O passaporte tem o custo de R$ 156,00 para ser emitido pela Polícia Federal.