Eleitores que tenham deixado de votar, justificar ou pagar as multas das últimas três votações (cada turno conta como uma votação), terão o prazo até hoje, dia 19 de maio, para regularização.
Só no estado de São Paulo, um milhão e trezentos mil eleitores estão em situação de irregularidade com seu título, enquanto somente 3% dos paulistas se regularizaram.
No município de São Carlos, são 8.126 pessoas nessa situação e somente 246 cumpriram as exigências.
Em Araraquara, por sua vez, quase 6.900 eleitores seguem irregulares e apenas 195 se regularizaram.
Para quem tem dúvidas se está com o título regularizado ou não, é possível checar no site E-título ou nos sites do TER ou do TSE.
O assessor de comunicação do TER – DF, Fernando Velloso destacou que “o eleitor pode fazer tudo de forma virtual, de maneira muito fácil, passo-a-passo, com autoatendimento, incluindo os pagamentos de eventuais multas necessárias, que são de valores simbólicos. As multas podem ser pagas por PIX ou cartão de crédito, com muita facilidade. Mas se for mais confortável para o eleitor, ou caso ele não tenha acesso digital, ainda é possível procurar por um cartório eleitoral para fazer essa regularização”.
Para aquelas pessoas que querem resolver presencialmente nos cartórios, é necessário atenção com o horário, visto que o atendimento se encerra no final do expediente hoje.
Já pela internet ou pelo aplicativo E-Título, é possível regularizar a situação até as 23:59 h desta segunda-feira.
Quem tiver seu título de eleitor cancelado, ficará proibido de votar ou ser candidato; além do que, o documento é exigido em várias atividades como participar de concursos públicos e/ou tomar posse em cargos, receber salário e remuneração e participar de concorrência pública. O título é exigido também para tirar passaporte ou carteira de identidade, para renovar matrícula em escolas de ensino oficial e realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
Caso o título seja cancelado, o eleitor precisará refazer todo o processo novamente, com comprovante de residência e coleta da biometria, o que já não permite que seja feito online.
Os sites para regularizar os títulos são: tse.jus.br ou ter-sp.jus.br.
Todo procedimento é gratuito, e o eleitor deverá pagar apenas os valores de multas pendentes, caso existam.
Pessoas que não são obrigadas a votar (menores de18 anos, pessoas acima de 70 anos ou ainda analfabetos), não terão que se preocupar, pois seus títulos não serão cancelados.