Prefeitura entrega revitalização
Foram investidos R$ 404.389,93 em intervenções e na ampliação de mais cinco salas de atendimento, entre outras novidades
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São Carlos entregou na tarde desta quinta-feira (29/08), as obras de ampliação e revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Essio Pedro Ferrari, localizada no Distrito de Água Vermelha. Foram investidos R$ 404.389,93 em intervenções e na ampliação de mais cinco salas de atendimento, mais um banheiro, adequação dos sanitários masculino, feminino e PNE, reforma da sala de coleta com recepção própria e ampliação dos guichês da farmácia.
A USF recebeu também pintura interna e externa, troca de portas, reforma da cozinha, adequação da rede lógica e elétrica, instalação de equipamentos de ar condicionado, construção de dois balcões em alvenaria para atendimento e ampliação da recepção (sala de espera), instalação de forro defronte a unidade, identificação visual em ACM na fachada da unidade e instalação de brise (elementos arquitetônicos para diminuir a incidência direta de sol dentro dos ambientes), em todas as janelas.
O atendimento à população é feito por uma equipe composta por médico de saúde da família, que trabalha 8 horas diárias de segunda a sexta-feira, médico do Programa Mais Médicos, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, 7 agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar odontológico.
Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), explicou que a parceria com o Centro Comunitário de Água Vermelha viabilizou incorporar parte do espaço e construir cinco novos consultórios médicos para os residentes, equipe multiprofissional e de fisioterapia. “Ampliamos a sala de coleta para os exames de todo o território do distrito, incluindo os pacientes das fazendas, com laboratório e a recepção para poder acomodar as pessoas, banheiro para o consultório dos médicos para atendimentos de gestantes e ginecológico, pintura, ambiência e informatização. Temos na unidade 3.700 pacientes cadastrados e também atendemos demanda espontânea das fazendas. A equipe de estratégia de saúde da família desta unidade é formada por dois médicos, enfermeira, três auxiliares de enfermagem, sete agentes, 1 dentista, 1 auxiliar de odontologia, 1 farmacêutico e 1 auxiliar de farmácia”, detalhou.
A enfermeira Ana Magon ressaltou que a adequação do espaço físico melhorou a infraestrutura de trabalho com atendimento adequado com sala multiprofissional e mais privacidade para os usuários. “Nós atendemos em média 150 pessoas/dia, incluindo consultas, curativos, vacinação, coleta de exames e aviação de receitas. A nossa USF praticamente é considerada a UPA da família”, disse.