6 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Primavera e verão serão marcadas por chuvas fortes

Primavera e verão serão marcadas por chuvas fortes

24/09/2014 20h41 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Primavera e verão serão marcadas por chuvas fortes

Com a chegada da primavera ontem, dia 23, e a aproximação do verão, a previsão é que as estações serão mais chuvosas que o comum por conta do ‘El Niño’ – um aquecimento do oceano Pacífico que causa efeitos no clima, como chuvas e mudanças nas correntes atmosféricas. 

O diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero informou que o Pacífico aqueceu quatro graus até o momento, e a previsão é que a temperatura aumente para sete em novembro, ocasionando a formação de densas nuvens e chuvas ainda mais fortes. “Em virtude da variação climática e do aquecimento global, a possibilidade de chover granizo com mais frequência também será maior”, explicou.

As chuvas poderão ocasionar problemas para a população. O diretor disse que já está elaborando uma série de medidas para minimizar os impactos do desajuste do clima. O órgão ainda aguarda a notificação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para por em prática o trabalho. “Vamos realizar uma série de medidas de proteção e orientar a população para não serem lesadas”, comunicou.

A Prefeitura tem pluviômetros automáticos instalados pela cidade, que servem para mapear as chuvas e elaborar um plano de proteção, principalmente próximo aos córregos. “Com chuvas de 40 mm por dia, já temos alguns pontos de alagamento. Há temporais que chegam a 140 mm”.

O plano de ação da Defesa Civil em caso de desastres consiste do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Segurança Pública, de Saúde, de Obras, Promoção Social, Saae, guardas municipais, agentes de trânsito e ainda o apoio da Defesa Civil do Estado.

Para evitar mais transtornos, a Prefeitura tem realizado a limpeza de bueiros para o escoamento da água e fará o desassoreamento dos córregos e manutenção de árvores para não provocarem curtos-circuitos ao baterem nos fios dos postes.  

“A população deve estar consciente. É importante que todos acompanhem os veículos de comunicação e colaborem sem jogar lixos nas vias. As pessoas devem se atentar a manutenção das telhas de suas residências. Os imóveis com quintais impermeáveis devem ter os ralos limpos para escorrer melhor a chuva”, alertou.

 

ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO

Mesmo com poucos dias de chuva em São Carlos, o índice pluviométrico deste mês já superou o balanço de setembro de dois anos anteriores. De acordo com dados, até o momento foi registrado 121 mm de chuva. Já no passado, o mesmo mês fechou com 78 mm, e em 2012, 88 mm.

Segundo o balanço divulgado pelo diretor da Defesa Civil do Município, Pedro Caballero, o mês começou com uma tempestade que causou danos na cidade. No dia 1º foi registrada precipitação de 34 mm geral, mas em alguns bairros o índice chegou a 70 mm. “O problema em si não foi a água, mas os ventos que chegaram a  120 quilômetros por hora, destelhando imóveis e derrubando árvores”, comentou.

A chuva voltou nos dias 19 e 20, e ainda se manifestou um pouco no dia 21. No dia 19 os pluviômetros acusaram 44 mm; no dia 20, foram 40.03 mm; e no dia 21, apenas 3 mm.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x