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Primeiro Free Flow do Estado de São Paulo completa 14 dias em operação

Para os usuários sem TAG válida, que passaram pelo pedágio eletrônico em 4 de setembro, o prazo para regularização do pagamento vence

20/09/2024 00h33 - Atualizado há 15 segundos Publicado por: Redação
Primeiro Free Flow do Estado de São Paulo completa 14 dias em operação

Implantado pela concessionária EcoNoroeste no quilômetro 179 da SP-333 (Rodovia Laurentino Mascari), em Itápolis (SP), o primeiro pórtico de Pedágio Eletrônico do Estado de São Paulo, tecnologia conhecida como Free Flow – que permite que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines – completa, hoje, 14 dias de operação. A empresa tem realizado uma intensa campanha educativa, online e offline, em toda a sua área de atuação, para alertar os usuários sobre a nova mudança de sistema.

 

Para os veículos com TAG válida, o valor é cobrado, automaticamente, pela operadora contratada. Já aqueles que não possuem, devem efetuar o pagamento em até 15 dias nos diversos canais disponibilizados pela concessionária – site freeflow.econoroeste.com.br, aplicativo, WhatsApp 0800-326-3663 ou, presencialmente, nos SAUS da SP-333. O não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Gustavo Dávila, coordenador de Arrecadação da concessionária, alerta que para os usuários sem TAG válida que passaram pelo Free Flow, em Itápolis, no primeiro dia de operação, 4 de setembro, o prazo para regularização do pagamento vencerá amanhã (quinta-feira, 19/09). “Do dia 4 a 18 de setembro, passaram pelo pórtico mais de 70 mil veículos. Cerca de 77% dessas passagens foram de veículos com TAG válida. Entre os sem TAG válida, mais de 8 mil precisam pagar as passagens”, afirma Dávila.

 

Pedágio Eletrônico

 

O sistema de Pedágio Eletrônico é operado por pórticos com câmeras, antenas e sensores. Ele permite que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade. A implantação faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Ele prevê a substituição de todas as praças físicas por pórticos de cobrança, de forma gradual, até o 7º ano da concessão. Ainda no segundo semestre, a nova modalidade começará a operar na Praça de Jaboticabal, também na SP-333, agora, na Rodovia Carlos Tonanni.

 

Canais de pagamento para quem não tem TAG válida

 

            A EcoNoroeste oferece diversas opções de pagamento para quem não tem TAG válida:

 

  • Site econoroeste.com.br: Por meio da plataforma Pedágio Pay, desenvolvida pela empresa Fadami.
  • Aplicativo:Disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para os de Android. O app, além de direcionar o motorista para o Pedágio Pay, terá outros serviços, como calculadora de desconto e mapa interativo.
  • WhatsApp:0800-326-3663.
  • Presencialmente nos SAUS da SP-333:Por meio de totens de autoatendimento, o pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito ou PIX.

 

TAG e benefícios tarifários

 

Aqueles motoristas que já possuem TAGs válidas não precisam se preocupar. O dispositivo instalado será identificado, automaticamente, nos pórticos, da mesma forma que acontece nas pistas automáticas das cabines atuais. Os veículos de passeio e comerciais possuem descontos em cada passagem, com uma TAG válida, que variam de 5 a 96%. Entenda os descontos:

 

  • Desconto de Usuário Frequente (DUF): Disponível apenas para veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar a 30ª passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.

 

  • Desconto Básico da Tarifa (DBT): Em todas as passagens é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver.

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