16 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Prioridade será a modernização sustentável”, diz Ana Beatriz de Oliveira

“Prioridade será a modernização sustentável”, diz Ana Beatriz de Oliveira

Ela foi reeleita reitora da UFSCar na última quinta-feira (5)

06/09/2024 09h11 - Atualizado há 1 semana Publicado por: Redação
“Prioridade será a modernização sustentável”, diz Ana Beatriz de Oliveira

A Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, que venceu a eleição pela reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na quinta-feira (5), liderando a Chapa 1 “Ser UFSCar”, destacou que a modernização sustentável será prioridade para os próximos quatro anos. No resultado final, a Chapa 1 obteve 80% dos votos contra 20% da chapa 2, com o nome “Diálogo e Ação”, liderada pelo Prof. Dr. Itamar Aparecido Lorenzon.

“Primeiro é importante rememorar que não fui eleita em 2020 – estava como candidata a Pró-Reitora de Extensão na chapa vitoriosa, liderada pelo Prof. Adilson Oliveira. Compus a lista tríplice e fui nomeada pelo ex-presidente, em uma série de ataques às Universidades e sua autonomia, em uma clara tentativa de desestabilização das instituições. Em respeito à comunidade UFSCar, assumi a gestão e implantamos o projeto eleito. Essa vitória, que talvez seja a mais expressiva da história da UFSCar, significa a aprovação do trabalho que vem sendo realizado e o apoio da comunidade ao projeto de Universidade que iremos consolidar nesse próximo ciclo”, destacou Ana Beatriz.

Além disso, ela pontuou as dificuldades enfrentadas pelas instituições federais de ensino. “As Universidades Federais passaram por um longo período de sufocamento orçamentário. As perdas acumuladas desde 2015 faz com que estejamos operando com 45% do orçamento que a UFSCar tinha em 2013. Desde o ano passado temos boas sinalizações do governo federal, mas recuperar todas essas perdas seguirá sendo nosso principal desafio”.

Por fim, pontuou as prioridades para o próximo mandato. “Trabalharemos para a consolidação de uma Universidade multicampi (a UFSCar está hoje em quatro territórios do interior paulista) e priorizaremos a modernização sustentável – de infraestrutura e de processos de formação e gestão, o fortalecimento das ações de permanência estudantil (de graduação e pós-graduação) e das condições para que a UFSCar mantenha seu destaque na produção científica”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x