14 de Fevereiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Professor recomenda instalação de rede

Professor recomenda instalação de rede

Vidal Haddad Junior da UNESP afirma que não há motivo para pânico sobre piranhas na represa do Broa

14/02/2025 18h25 - Atualizado há 1 hora Publicado por: Redação
Professor recomenda instalação de rede

Na coletiva de imprensa realizada na APIB, o professor doutor da UNESP de Botucatu, Vidal Haddad Junior, abordou a questão dos ataques de piranhas na represa de Itirapina. Ele destacou que, embora as piranhas sejam nativas da região Sudeste, não há motivos para pânico entre os banhistas, que em breve poderão acessar a represa novamente.

Dr. Haddad elogiou as medidas já tomadas pela prefeita e recomendou a instalação de redes para afastar as piranhas e seus ovos para o centro da lagoa, evitando que os ovos cheguem às margens. “Tudo o que foi feito até agora foi cuidadoso. O decreto foi correto, pois não temos precisão sobre o nascimento dos peixes,” afirmou.

O especialista também explicou que os ataques de piranhas são comuns em todo o Brasil, especialmente em áreas represadas utilizadas para lazer. Ele ressaltou que, ao contrário do que muitos pensam, os ataques não são realizados por cardumes inteiros e há um exagero na percepção sobre esses animais. “As mordidas são geralmente de peixes isolados defendendo seus ovos, que estão localizados nas raízes das plantas aquáticas, como os aguapés,” explicou.

Haddad compartilhou sua experiência anterior em resolver problemas semelhantes em municípios como Iacanga, Rancharia, Pereira Barreto, Santa Fé do Sul e Santa Cruz da Conceição, onde houve um pico de aproximadamente 300 ataques em anos anteriores. “Na Região Sudeste, é raro ver cardumes de piranhas atacando. Cada mordida que uma pessoa recebe é uma advertência,” destacou.

O médico biólogo também enfatizou que a situação atual não é grave e que o número de casos de ataques em Itirapina é muito baixo. Ele ainda mencionou que fatores climáticos podem influenciar o comportamento dos peixes. Ao final da coletiva, a prefeita Dona Graça agradeceu a presença do professor Haddad e seu valioso conhecimento sobre o assunto.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x