Profissionais da Educação serão testados antes do retorno às aulas presenciais
Os testes já vêm sendo usados em pessoas com sintomas de síndrome gripal e seus contactantes
Em transmissão feita nesta quinta-feira (15) em suas redes sociais, o prefeito Rômulo Rippa detalhou um novo protocolo de testagem com os testes antígenos para detectar covid-19 recebidos do Governo Federal pelo município.
O objetivo é poder usar todos os testes dentro do prazo de validade e fazer um diagnóstico e relatório epidemiológico mais preciso sobre o contágio de covid-19 em Porto Ferreira, melhorando o isolamento dos infectados e suspeitos e contribuindo para a queda dos índices. Foram 30 mil testes recebidos após agenda do prefeito no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), no final de maio.
Os testes já vêm sendo usados em pessoas com sintomas de síndrome gripal e seus contactantes. Além das Unidades de Saúde da rede, também foram enviados ao Pronto-Socorro e ambulatórios dos convênios médicos.
Como novidade, agora, antes da retomada das atividades presenciais nas escolas, todos os profissionais vinculados à Secretaria de Educação serão testados, mediante agendamento, às vésperas do retorno. As aulas se iniciam no dia 2 de agosto e a presença do aluno não é obrigatória.
Em caso de eventuais casos positivos após o início das aulas, será feita a testagem de todos os alunos da classe, assim como para os professores. O mesmo protocolo será ampliado para a rede estadual e particular de ensino.
Empresas (indústria e comércio em geral), em caso de detecção de dois ou mais casos de covid-19 em local de trabalho, serão testados todos os funcionários dentro das repartições e contactantes.
E o município também promoverá testagem em massa aleatória em diversos ambientes da cidade.