23 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Projeto Homospiritualis pode virar Instituto em 2013

Projeto Homospiritualis pode virar Instituto em 2013

18/12/2012 11h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto Homospiritualis pode virar Instituto em 2013

O Projeto Homospiritualis, foi uma iniciativa de jovens espiritualistas em setembro do ano 2000 para difundir na cidade de São Carlos os valores da cultura de paz e promover a diversidade religiosa. A proposta inicial era de atuar durante a chamada década da cultura de paz (2001-2010). Porém, com um número cada vez maior de frequentadores, o projeto foi prorrogado e, a partir de 2013, pode deixar de ser um projeto para se transformar em uma nova organização social no município.

 

O projeto foi administrado ao longo dos anos por três organizações diferentes: a encantos da lua centro de estudos e vivências cooperativas e para a paz (2000-2003; a ONG círculo de São Francisco (2003-2008) e pelo Núcleo Cultural Rosa de Nazaré (2010-2012). Segundo Adilson Marques, um dos idealizadores e coordenadores das atividades do projeto, “nossa intenção é criar uma OSCIP que possa continuar e expandir as atividades que deram uma cara própria ao projeto homospiritualis, podendo, inclusive, remunerar aqueles que prestam serviços, dando a eles a possibilidade de dedicar mais tempo ao trabalho da organização. Além disso, acredito que construímos uma experiência que pode ser socializada através de parcerias e consultorias a órgãos públicos e até para escolas particulares. Uma das metas é ajudar a diminuir problemas como sindrome de burnout, fibromialgia e outros problemas cuja causa é eminentemente emocional e que vem aumentando em pessoas que atuam diretamente com o público e também em profissionais da educação e da saúde”.  

No próximo dia 15 de dezembro, a partir das 9 horas, na rua 9 de julho, 1380, sala 15, acontecerá a primeira reunião para elaboração do estatuto e definição de como será estruturada a nova organização social. “Estamos convidando todas as pessoas que quiserem contribuir e que, de alguma forma, acompanharam este trabalho que começou no ano 2000 e não parou mais de crescer. Já fizemos uma reunião anterior para discutir quais seriam as áreas e as atividades que a nova ONG vai atuar e foram definidas que ela terá um papel ativo na educação em direitos humanos e na promoção da saúde integral da comunidade. E para isso, pretendemos que a ONG se torne referência em tratamentos naturais, integrativos e complementares. Por isso, entre as práticas terapêuticas que vamos oferecer, gratuitamente, teremos: origami, esperanto, confecção de bio-joias, reuniões de psicografia e pintura mediúnica, fitoterapia, florais de Bach, constelação familiar, dança, meditação, hatha-yoga, reiki, massagem e apometria. A saúde integral envolve a dimensão física, mental, emocional e espiritual do ser humano”.

Desde 2003, o projeto Homospiritualis vem sendo convidado para ministrar cursos em várias cidades brasileiras. Em dezembro de 2012, atingiu a marca de 2012 pessoas capacitadas em todo o país para atender com Reiki, Apometria e Meditação Integrativa (TVI), as práticas terapêuticas mais procuradas na sede do projeto que realiza, em média, 150 atendimentos semanais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x