O Projeto Atena – Atividades de Tecnologia e Engenharia para Meninas, realizado pelo Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, concluiu sua edição de 2025, com quatro encontros entre os meses de setembro e novembro na Universidade. A iniciativa reuniu, em parceria com o Projeto Vem Saber, da Universidade de São Paulo (USP), 24 alunas do Ensino Médio da Escola Estadual José Ferreira da Silva, da cidade de Descalvado (SP).
O objetivo da atividade de extensão é democratizar o acesso à tecnologia e engenharia, além de incentivar a carreira científica entre meninas e jovens da região. Iniciado em 2023, o Projeto já envolveu mais de 70 estudantes de escolas públicas e tem como missão contribuir para maior participação feminina na ciência, engenharia e tecnologia.
Durante a programação de 2025, as participantes tiveram uma experiência prática completa em ciência dos materiais. Um dos destaques foi o projeto de fabricação de pratos cerâmicos, no qual as estudantes aprenderam princípios de cerâmica decorativa e acompanharam todo o processo de produção. Elas modelaram os pratos, realizaram pesagens e medições em várias etapas, fizeram a pintura com esmalte cerâmico e levaram para casa o produto final, resultado do próprio trabalho.
As estudantes também assistiram a palestras sobre metais, cerâmicas e polímeros, e visitaram diversos laboratórios da universidade, incluindo o Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) da UFSCar, entrando em contato direto com o ambiente universitário e as práticas de pesquisa científica.
Além das atividades técnicas e científicas, as participantes vivenciaram o cotidiano universitário de forma completa, incluindo a experiência de almoçar no Restaurante Universitário (RU) da UFSCar. Essa imersão proporcionou às estudantes não apenas conhecimento científico, mas também uma aproximação real com a vida acadêmica, inspirando-as a vislumbrar seu futuro no ensino superior e nas carreiras de ciência e tecnologia.
Para a professora Elaine Russi, que acompanhou as estudantes durante o projeto, a experiência foi muito enriquecedora. “O acolhimento com as estudantes, a programação diversificada – atenta sempre a articular conhecimento e prática – e, especialmente, a competência e dedicação da equipe, foram pontos de destaque”, destacou.
A professora ressalta que o projeto vai além de sua essência inspiradora de incentivar maior participação de mulheres na ciência. “O projeto aproxima a universidade da escola pública, o que diminui as distâncias entre o saber acadêmico e a prática escolar, além de estimular desde cedo as estudantes a ingressarem neste universo e a trilharem bons projetos de vida”, afirmou.
A estudante Laura Lopes, participante do Ensino Médio, ficou entusiasmada com a experiência. “Gostei do ambiente e amei as palestras, me fascinei pelo curso e me senti extremamente lisonjeada ao receber um livro autografado. Além de me impressionar com cada laboratório, também gostei de fazer meu próprio prato de cerâmica”, relatou a jovem.
O sucesso da edição de 2025 confirma a relevância do Projeto Atena na formação de futuras cientistas e engenheiras. A iniciativa, coordenada pelas professoras Danielle Cristina Camilo Magalhães e Juliana Mara Pinto de Almeida, ambas do DEMa, e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – nº 31/2023), terá continuidade em 2026, mantendo o compromisso de democratizar o acesso à ciência e tecnologia e de aproximar cada vez mais jovens estudantes do ambiente universitário e das carreiras científicas.
