Projetos se classificam em competição internacional
Dois projetos do grupo de Estudos em Inovação e Empreendedorismo do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foram classificados entre os 17 finalistas na competição internacional sobre inovação Idea to Product Competion Latin America (I2p-Latin America). Os projetos aprovados são o Bioantena e o Peakflow, ambos com orientação do professor José Marques Novo Júnior, do DEFMH. “Dentre 39 inscrições, nosso time (com dois projetos) foi classificado entre os 17 finalistas. O resultado é motivo de orgulho e satisfação do grupo. Isso reforça a importância das pesquisas realizadas na UFSCar em parceria com outra instituições”, comemora o docente.
O projeto BioAntena foi classificado em sétimo lugar e é realizado em parceria com o Instituto de Química da Unesp-Araraquara. Trata-se de um dispositivo do tipo “easy-to-use” indicado para diagnóstico precoce de lesões miotendinosas (junção músculo e tendão) ainda em seu estágio inicial, ou ainda, vários dias antes da ocorrência de um evento traumático de ruptura de tendão ou de fibras musculares decorrente de treinamento, atividade física ou de esforços repetitivos das atividades laborais.
O projeto PeakFlow, que foi classificado em nono lugar, trata de um dispositivo que mede o pico de fluxo expiratório utilizado para determinar a severidade da asma, verificar a resposta ao tratamento durante o episódio agudo de asma, diagnosticar asma induzida por exercício físico (broncoespasmo induzido por exercício), monitorar o progresso do tratamento, detectar a prova na função pulmonar e evitar uma possível crise severa, permitindo intervenção precoce. Caracteriza-se por ser portátil, leve e de fácil manuseio, inclusive por pessoas leigas.
O grupo que faz parte dos dois projeto é formado, além do professor José Marques, por três alunas de graduação do DEFMH Ágatha Beatriz Wolf Cassavia, Aisha Caroline Francisco, Natasha Reis Ferreira; Antonio Aparecido Pupim Ferreira, aluno de pós-doutorado do Instituto de Química da UNESP Araraquara; e pelos docentes Maria Teresa Marques Novo Mansur, do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar, e Hideko Yamanaka, do Instituto de Química da UNESP Araraquara.
A I2p-Latin America é um concurso realizado pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGVcenn) entre os países latino-americanos com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre estudantes de equipes multi-disciplinares que estejam estudando e desenvolvendo ideias de produtos que possuam tecnologia inovadora com mercados potenciais. A equipe vencedora do desafio será convidada para participar do Mundial-Idea to Product, nos Estados Unidos. O concurso latino-americano pretende trazer para São Paulo, no dia 30 de agosto, um representante de cada uma das escolas mais importantes de todos os 33 países da região, onde os participantes desenvolvem um plano de comercialização da tecnologia, para confirmar a validade e o potencial de mercado de um novo produto, inovador e competitivo.
Mais informações sobre o Desafio podem ser obtidas no site http://ideatoproductla.org/about/ e sobre as pesquisas pelo e-mail [email protected].