Rally da Peugeot preocupa Sindicato Rural
A realização da primeira etapa da décima Temporada Copa Peugeot de Rally 2012, que teve início ontem (23) e se estende até amanhã (25) na Estrada da Babilônia, está preocupando o Sindicato Rural de São Carlos. O evento é uma promoção da Peugeot Sport Brasil com o apoio da Prefeitura de São Carlos.
A estimativa da organização da competição é de receber o número máximo de participantes (120 duplas). A prova será desenvolvida numa região com um deslocamento de aproximadamente 90 quilômetros, com 35% de estradas de terra. O ponto de apoio e concentração dos organizadores será no Ginásio Milton Olaio Filho.
O presidente do Sindicato Rural, o engenheiro agrônomo Eunízio Malagutti, ressalta que devido ao fato de a competição ser realizada numa estrada municipal de chão atido e bastante sinuosa, há sempre o risco de acidentes e prejuízo econômico, pois vários pecuaristas e agricultores têm propriedades naquela região.
“Vários produtores nos telefonaram manifestando a sua insatisfação do evento, que os estaria inclusive, os impedindo de deixar suas propriedades. A gente sabe que o Rally é uma modalidade esportiva muito praticada em várias partes do mundo, principalmente no Norte da África e aqui também se resolveu programar este evento. Na minha opinião é um tanto quanto preocupante”, comenta o líder ruralista.
Malagutti enviou ontem ofícios à concessionária Pegeuot de São Carlos e também ao comando do 38º Batalhão da Polícia Militar expressando a sua preocupação. “Existe sempre o risco para as vidas humanas que vão ver as competições, assim como os moradores da região e também para os animais que existem no trajeto deste evento. Nos preocupamos com os riscos, pois acreditamos que este local não é adequado para a realização de um rally de alta velocidade”.
COMPETIÇÃO
Evento contará com 25 duplas
No Rally de Velocidade são esperadas 25 duplas para a disputa, que terão pela frente duas especiais (trecho cronometrado), denominadas Vinte e Nove e Invernada, percorridas duas vezes no sábado e também no domingo, mas em sentido inverso. “Isso dará mais trabalho aos competidores e vai obrigar os navegadores a fazer um bom levantamento com atenção redobrada”, comentou Ronaldo Berg, gerente da Peugeot Sport Brasil. Num total de oito especiais, as duplas buscarão o melhor tempo em 114,96 km de estradas de terra da região.
A Copa Peugeot foi criada em 2003 e tem como objetivo incentivar o esporte, revelar novos talentos do automobilismo nacional, atrair novos competidores para o esporte a motor, apresentar estrutura e serviços únicos no automobilismo nacional, fortalecer a imagem da marca e integrar o esporte aos negócios da empresa.
Segundo Ronaldo Berg, São Carlos foi escolhida devido ao suporte oferecido pela Prefeitura e histórico de outras provas realizadas na cidade. “Escolhemos São Carlos em atendimento à nossa concessionária de São Carlos, a Nantes Peogeut, ao grande suporte oferecido pela Prefeitura que nos atendeu de forma exemplar e depois pelo histórico da cidade que já sediou outros campeonatos ”, disse.
A Prefeitura de São Carlos vem apoiando diversos segmentos esportivos como 1ª Etapa do Paulista Indoor de Jipes, campeonatos de futebol como a Copa São Paulo, torneios de ciclismo, como 6ª Volta Ciclística do Futuro, da 1ª Volta Ciclística Feminina do Brasil e do 2º Troféu Ecobike Damha, eventos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo e Federação Paulista de Ciclismo, torneios de golf como o VIII Campeonato Aberto Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo de Golf, entre outros.
Para o Prefeito Oswaldo Barba, apoiar estes eventos fortalece a economia da cidade e incentiva a prática esportiva saudável. “Eventos como estes levam o nome de São Carlos para todo o Brasil, isso é fruto da cidade que tem se mostrado estruturada para receber estes eventos que movimentam a economia e despertam o interesse dos jovens pela prática de esportes”, destaca. (com assessoria de imprensa da Prefeitura)