Rampas construídas apresentam problemas
A Prefeitura de São Carlos está investindo mais de R$ 600 mil para a construção de rampas de acesso para cadeirantes em toda a região central de São Carlos. Porém, pelo Facebook, algumas manifestações apontavam para irregularidades em algumas destas rampas. O jornal Primeira Página já havia realizado um reportagem em janeiro deste ano, mostrando que, na época, as poucas rampas existentes no Centro estão de forma irregular. A reportagem contou com o apoio do cadeirante Márcio Miguel Pasquali, 22, conhecido como Marcinho Palmeirense.
Novamente, a equipe do jornal foi às ruas para verificar se os comentários da rede social tinham fundamento e convidamos Pasquali para nos acompanhar. Pasquali é cadeirante há 12 anos e portador de Amiotrofia Espinhal Progressiva (AME), uma doença genética que afeta as células nervosas motoras da medula espinhal.
Iniciamos nossa reportagem às 9h30. Durante a conversa defronte a sede do Primeira Página, decidimos, eu como repórter, Pasquali e o fotógrafo Leonardo Abbt verificar a acessibilidade dos prédios públicos na região central. O primeiro local foi a Casa do Trabalhador.
O local esta adaptado, há acessibilidade fácil para os deficientes, sejam eles cegos ou cadeirantes. Segundo o secretário de Emprego de São Carlos, Emerson Domingues, o prédio foi planejado para ter a acessibilidade. Ao lado da Casa do Trabalhador funciona o Procon. Ali a acessibilidade é zero. Para ser atendido o cadeirante tem que esperar na própria Casa do Trabalhador ou ainda dar a volta pelos fundos da Secretaria Municipal de Educação, que não oferece acessibilidade.
Em seguida estivemos nos pontos de construção das novas rampas de acesso na rua Conde do Pinhal. As construídas na calçada da Catedral de São Carlos simplesmente não funcionam. As cadeiras ficam presas e o perigo de tombar é iminente. “Aqui é muito perigoso. Mesmo acompanhado de alguma pessoa é complicado”, afirmou Pasquali. O mesmo acontece em outras novas rampas da região central. O desnível entre a rua e a rampa acaba travando as cadeiras. “Alguém precisa rever esta situação, porque de fato elas não estão servindo em sua finalidade”, disse. Para Pasquali, a prefeitura deve cobrar da empresa que fez as obras uma remodelação.
PREFEITURA – O mais surpreendente é que se algum usuário de cadeiras de rodas precisar utilizar algum serviço do paço municipal, a situação ficará complicada. Das três rampas de acesso construídas no local, apenas é possível utilizar uma. Porém ao chegar próximo da entrada do prédio, degraus dificultam o acesso. Assim torna-se complicado para qualquer cadeirante utilizar um serviço no paço municipal. “Aqui apenas uma rampa funciona. Há um acesso também na parte de baixo que vai para o auditório. Eu, como cadeirante, tenho dificuldade de entrar na prefeitura. Outro fator que chama a atenção são os elevadores. Se ninguém avisar, como aconteceu durante a reportagem, nos elevadores que ficam no hall de entrada não cabem um cadeirante. Apenas os dois que ficam ao fundo têm espaço suficiente. Se ninguém na portaria do prédio avisar, o cadeirante passará dificuldades.
CÂMARA – Para se entrar na Câmara Municipal, o cadeirante tem que se dirigir para a entrada que dá para a praça Coronel Salles e utilizar o elevador. “A acessibilidade da Câmara é melhor que a prefeitura. Sempre venho participar das sessões, mas um problema é que às vezes o elevador está quebrado”, disse Pasquali. Este fato foi comprovado ontem. Se qualquer cadeirante tivesse algum interesse em falar com algum vereador, ficaria difícil. O elevador estava quebrado.
O presidente da Câmara, Edson Fermiano, disse que o elevador travou na manhã de ontem e que a manutenção estava ocorrendo naquele momento. “Oferecemos a possibilidade de o cadeirante entrar e participar das sessões, falar com vereadores, mas infelizmente hoje o elevador travou. Imediatamente determinei o conserto, que esta sendo feito”, disse o presidente do Legislativo.
De fato, em São Carlos, há grandes problemas de acessibilidade, porém desde a última reportagem feita em janeiro, muitas coisas melhoraram e estão sendo feitas. Mas é preciso fiscalizar as construções das rampas de acesso e buscar sempre melhorias para uma camada da população que necessita deste serviço.
a intenção das rampas é ótima, mas o acabamento e feitio delas não. tem rampa com um poste no meio ?!?!
e a maioria o acabamento da junção da rampa com o asfalto é irregular, resultado a roda da cadeira de rodas, fica presa !!!!