19 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Região contabiliza quase 2 mil casos de dengue

Região contabiliza quase 2 mil casos de dengue

04/07/2013 11h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Região contabiliza quase 2 mil casos de dengue

As cidades de São Carlos, Rio Claro, Araraquara, Ibaté e Itirapina já contabilizam somente neste ano 1.998 casos de dengue confirmados. Dessas, a que mais registra casos é Rio Claro, com 1.010 casos. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro, dos 1.010 casos positivos, apenas sete são importados (pessoa contaminada em outra cidade), o restante são autóctones, ou seja, quando a doença é originária do próprio município.

 

Outra cidade que possui maior número de registros é Araraquara, com 646 confirmados até o momento.

Em São Carlos a situação segue com 321 casos, desses 240 são autóctones e 81 importados. Esse número pode subir nos próximos dias, já que a cidade possui 103 suspeitas da doença.

Ibaté e Itirapina são municípios menores e, consequentemente, apresentam menos casos, 7 e 14, respectivamente.

Segundo o médico sanitarista Rodolfo Telaralli esses números apontam tanto a falta de conscientização da população quanto a falta de investimento público na precaução da doença.

“A precaução deve ser um trabalho permanente em todas as cidades, mas não acontece, infelizmente. Falta consciência da população e investimento das Prefeituras que não autuam aquelas pessoas que mantém as residências com riscos de proliferação da larva”, observa Telaralli.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

O médico aponta que nesta época do ano a tendência é que a larva não se prolifere ainda mais, mas que o trabalho não pode parar. “A precaução é um trabalho permanente e normalmente as prefeituras reduzem os investimentos no inverno. Isso faz com que a doença venha forte no próximo ano”, diz. “O investimento tem que ocorrer tanto no inverno quanto no verão, afinal, hoje estamos colhendo o trabalho que não foi bem feito em 2012. A população também tem seu grau de culpa dessa situação”.

Ele alerta que pessoas que apresentem mal estar ou dores no corpo devem buscar assistência médica logo no início dos sintomas.

 

NO ESTADO – A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que até o dia 6 de maio de 2013 foram confirmados 105.973 casos autóctones de dengue no Estado. Por meio de nota da assessoria de imprensa, eles ressaltaram que a Secretaria trabalha apenas com casos confirmados da base de dados oficiais do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde. Na nota consta que é importante lembrar que são os próprios municípios que alimentam o sistema e que têm um prazo de três meses para a atualização dos casos. Para consolidar os dados de dengue, é necessário que todos os 645 municípios enviem os números de casos confirmados.

 

Casos de dengue em 2013

 

Araraquara 646

Ibaté 7

Itirapina 14

Rio Claro 1.010

São Carlos 321

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x