Reitora da UFSCar destaca importâncias das universidades para São Carlos
Ana Beatriz de Oliveira cita produção científica e o impacto na vida dos cidadãos
A reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Proa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, em entrevista ao Jornal Primeira Página, falou sobre a importância das universidades para a cidade. Ela destacou a produção científica e os impactos no cotidiano das pessoas. Também falou dos investimentos previstos para os próximos anos.
Confira a entrevista na íntegra.
São Carlos está completando 167 anos. Como vê a importância das universidades, em especial da UFSCar, na história e no desenvolvimento da cidade?
São Carlos, ao completar seus 167 anos, tem muito a celebrar quanto à sua trajetória como cidade inovadora e polo de conhecimento, em grande parte graças à presença de suas universidades, e, naturalmente, devo destacar a nossa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – “a Federal”. Não há dúvida do papel fundamental das universidades no desenvolvimento educacional e tecnológico do município. O conhecimento produzido aqui é reconhecido nacional e internacionalmente por sua excelência e diversidade, o que conferiu a São Carlos o título de “Capital da Tecnologia”.
Especificamente sobre a UFSCar, que em 2025 comemora os 55 anos de sua fundação, preciso dizer que a história da nossa Universidade se intersecciona com a história de São Carlos. Desde a criação do primeiro campus da instituição no município, na década de 1970, a universidade tem um importante papel no desenvolvimento científico e tecnológico da cidade de São Carlos. De acordo com a prefeitura municipal, temos um pesquisador doutor a cada 180 habitantes, enquanto a média brasileira, de acordo com a CAPES, é de dez doutores para cada 100 mil habitantes. Outro dado relevante é que a UFSCar se destaca também nos rankings que avaliam as universidades. No último Ranking Universitário da Folha (RUF), publicado em 20 de outubro de 2024, a UFSCar estava entre as 15 melhores universidades brasileiras.
Além disso, a UFSCar sempre objetivou ser uma universidade comprometida com as demandas sociais e com o território em que se insere. A universidade exerce um papel essencial no avanço social e na inclusão da comunidade são-carlense. Por ser uma universidade pública, ela democratiza o acesso ao ensino superior, impactando especialmente jovens de baixa renda e estudantes da primeira geração a ingressar em uma universidade, muitos advindos de nossa cidade e de seu entorno. Por meio de seus programas de extensão, a UFSCar chega diretamente à comunidade local. Em tempos de crise, como durante a pandemia de COVID-19, a UFSCar também esteve na linha de frente, com estudantes e professores trabalhando para oferecer orientação e suporte à população, seja com campanhas de vacinação, produção de EPIs, atendimento remoto e produção de conhecimento em apoio ao enfrentamento desta crise sem precedentes.
Ao longo dos anos, a UFSCar, como centro de saber e inovação, ajudou a moldar a identidade de São Carlos e a abrir novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social. Ela simboliza o espírito de transformação e avanço que tem feito a diferença na história da cidade.
A UFSCar tem diversos investimentos previstos para os próximos anos. Como isso irá impactar São Carlos?
Com a ampliação da infraestrutura da UFSCar, aumentaremos nossa capacidade de oferecer formação qualificada e de desenvolver pesquisas e projetos de extensão que tenham relevância para o município, para o estado e para o país. Outro aspecto importante diz respeito ao aquecimento da economia local. Todos os anos, novas pessoas chegam à UFSCar e passam a movimentar o setor de serviços e o comércio local. Além disso, todas as obras realizadas na UFSCar impactam a economia da cidade, na medida em que são geradas novas oportunidades de trabalho e prestação de serviços para as empresas locais.
Gostaria de destacar, ainda, os investimentos planejados para o Hospital Universitário (HU), que irão ampliar nossa capacidade de atendimento à população de São Carlos. A ampliação do HU permitirá a construção de uma UTI Coronariana, de uma Unidade de Hemodinâmica, do Hospital-Dia, do Setor de Hemodiálise Ambulatorial e do Centro de Parto Normal. Este investimento também permitirá a finalização de 91 leitos de enfermaria, a reestruturação da Unidade de Apoio Diagnóstico e da Unidade de Urgência e Emergência. Com isso, o HU estará preparado para atender pacientes com insuficiência renal crônica e doenças cardiovasculares, além de oferecer novos serviços de diagnóstico, atendimento de urgência e emergência e acompanhamento de gestantes. Nesse sentido, a parceria entre UFSCar e Prefeitura Municipal na área da saúde pública é fundamental e precisa ser consolidada, uma vez que tanto o HU como a Unidade Saúde-Escola (USE), equipamentos de saúde administrados pela Universidade e integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecem à população local serviços especializados, públicos e de alta qualidade, reforçando o compromisso da Universidade com a saúde e o bem-estar da comunidade.
Deixe sua mensagem de parabéns/agradecimento a São Carlos.
Parabéns São Carlos, pelos seus 167 anos! A UFSCar tem orgulho de fazer parte dessa história e segue grata ao município que a acolheu e deu espaço para seu crescimento, desenvolvimento e consolidação. Que possamos seguir trabalhando em união em prol do mútuo desenvolvimento e do bem-estar das nossas comunidades.