4 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reitora da UFSCar valoriza processo democrático nos 100 dias de gestão

Reitora da UFSCar valoriza processo democrático nos 100 dias de gestão

Ana Beatriz Oliveira falou para comunidade acadêmica na reunião virtual realizada na tarde de ontem pelo Youtube

05/05/2021 06h34 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Reitora da UFSCar valoriza processo democrático nos 100 dias de gestão Fotos: Divulgação

A nova reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a professora Ana Beatriz Oliveira, completou cem dias no cargo e na tarde desta terça-feira, 4, participou de uma reunião virtual pelo Youtube com a equipe de pró-reitores, para promover uma prestação de contas deste período.

Ana Beatriz ressaltou que o projeto de gestão escolhido pela comunidade acadêmica só está sendo possível ser concretizado pelo alcance do diálogo democrático que a Reitoria tem conseguido promover nas mais variadas frentes da universidade. “A interlocução com a comunidade acadêmica fortalece o processo democrático”.

A reitora ainda pontuou a nota cinco, indicador máximo de qualidade dos cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) que classificou a UFSCar entre as dez melhores universidades brasileiras no ranking do órgão federal.

Pró-reitores das diversas áreas da universidade fizeram um balanço da gestão nos últimos três meses. Entre os destaques dos temas abordados está a criação de 500 vagas para a graduação nos quatro campi da UFSCar. A manutenção do ensino no modelo virtual foi considerada, pela equipe, um desafio para evitar prejuízos aos alunos.

A equipe da pós-graduação destacou a execução dos recursos do orçamento nos programas de extensão. Segundo o pró-reitor de pós-graduação, Rodrigo Constantin Martins, o orçamento estava represado nos últimos nove meses da gestão anterior. “Em três meses viabilizamos o fluxo da verba para gerar pesquisa e conhecimento”.

O pró-reitor de pesquisa, Ernesto Chaves Pereira de Souza, exemplificou que perto de 250 projetos de pesquisa ligados à pandemia estão em atividade. O setor prospectou criar um órgão administrativo que irá auxiliar o pesquisador na gestão da compra de insumos, equipamentos e prestação de contas, para que o pesquisador fique focado na sua tese.

AMPLIAÇÃO – Na reunião virtual foi anunciada a ampliação em 22 vagas para professores para a graduação e cursos de extensão já confirmados pelo MEC. A UFSCar busca ainda a ampliação da equipe técnico-administrativa.

Não foi aberto o número de técnicos a serem contratados, mas a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Jeanne Liliane Marlene Michel, afirmou que o número existente atualmente é reduzido, tendo em vista o crescimento da universidade e de campus fora de São Carlos.

Segundo a UFSCar, a gestão está trabalhando junto as outras federais, para fazer um dimensionamento de pessoal e solicitar ao governo federal para conseguir essa ampliação.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – O superintendente do Hospital Universitário (HU) da UFSCar, o médico Fábio Fernandes Neves, fez um balanço da sua gestão à frente da unidade desde 1º de fevereiro de 2021. Ele elencou a ampliação de oito leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegando ao patamar de 18 unidades. O médico elencou a baixíssima taxa de mortalidade da UTI com índices acima dos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O HU prospecta para este ano o funcionamento do Centro Cirúrgico que foi inaugurado em outubro de 2020, porém, ainda não está em atividade, para a realização de pequenos procedimentos. De acordo com o superintendente, os ajustes de fluxo junto à regulação da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo finalizados, para dar início às operações.

No projeto anual do HU serão abertas a residência médica em Pediatria e duas na área multiprofissional: Saúde do Adulto Idoso e Saúde Mental. O médico reforçou a criação de uma Unidade de Pesquisa Clínica que irá integrar a rede da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), órgão ligado ao Ministério da Educação, que tem 40 postos de pesquisa em hospitais de ensino brasileiros.

Na vertente da economia, Neves afirmou que reduziu de 60 para 35 os cargos de gestão no HU, o que levou a uma economia de R$ 250 mil no período de três meses.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x