17 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reitora participa de reunião com Ministro da Educação e Presidente Lula

Reitora participa de reunião com Ministro da Educação e Presidente Lula

Encontro reuniu reitores e reitoras das universidades e institutos federais e os presidentes da Andifes e do Conif

21/01/2023 10h26 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
Reitora participa de reunião com Ministro da Educação e Presidente Lula Ricardo Stuckert

A Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, esteve na quinta-feira (19) em Brasília, onde participou, junto com demais reitores e reitoras das universidades e institutos federais, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de reunião com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o Ministro da Educação, Camilo Santana, e a Ministra da Ciência e tecnologia, Luciana Santos.

Em mensagem gravada para a comunidade universitária (https://www.youtube.com/watch?v=fOiy2EQz_d8), a Reitora disse que “em uma reunião com a Andifes ainda enquanto pré-candidato, o Presidente Lula falou que faria uma reunião conosco ainda no primeiro mês de governo e foi muito importante que esse compromisso fosse cumprido, pois mostra que a educação é um dos pilares centrais do seu terceiro governo”.

Ela comentou ainda que, nas falas dos reitores e reitoras, foi possível observar que o que tem sido discutido como importante para a UFSCar estava presente nas falas deles e dos presidentes do Andifes e Conif. “Vimos uma sinalização clara do novo governo de apoio e entendimento de que a educação e a ciência são motores centrais no desenvolvimento do País e as universidades estarão à disposição para participar desse processo”, complementa.

Na ocasião, o Ministro firmou o compromisso com os reitores e as reitoras de que essa gestão será baseada no diálogo, na reconstrução e na retomada da valorização e respeito ao Ensino Superior no País, incluindo a retomada de investimentos e da construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Em sua fala, o Presidente Lula ressaltou a retomada do diálogo e dos encontros com os reitores e reitoras, falou da necessidade de ampliação da oferta de vagas e de programas de permanência dos estudantes nas universidades e institutos federais.

“Temos outra vez a chance de mexer com a educação, com a única coisa que pode salvar esse País, que pode fazer ele deixar de ser um eterno País em desenvolvimento para se transformar em um País desenvolvido. Para que isso aconteça, nós temos que investir na Universidade, na escola profissional e no ensino fundamental”, disse.

Dentre os demais compromissos firmados com os reitores e reitoras, estão a retomada de obras paralisadas em todos os níveis educacionais, a nomeação dos reitores e reitoras eleitos pelos pares e o reajuste de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da (Andifes) e Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou da importância do encontro dos dirigentes das instituições com o Governo Federal logo no primeiro mês de gestão, algo que não acontecia no governo anterior. Em sua fala, Fonseca ressaltou ainda a disposição das universidades e dos institutos com o desenvolvimento do País.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x