6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Retrospectiva – Enchentes em São Carlos ocorrem há mais de 100 anos

Retrospectiva – Enchentes em São Carlos ocorrem há mais de 100 anos

Processo de urbanização, canalização dos córregos e impermeabilização do solo foram agravando a situação

31/12/2020 08h48 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Retrospectiva – Enchentes em São Carlos ocorrem há mais de 100 anos

De acordo com estudos científicos, a primeira inundação da região central de São Carlos resultante das chuvas torrenciais teria ocorrido em 1905. Porém, de acordo com a Fundação Pró-Memória, os primeiros registros oficiais na imprensa local se deram na década de 1930. Nos anos 1940, com a ampliação da área urbana e também da impermeabilização do solo, a situação se agrava. “A urbanização da cidade e o surgimento dos alagamentos na região central estão totalmente ligados”, afirma Leila Massarão, da Pró-Memória.

Com a rápida urbanização do município, a estrutura do rio foi sendo alterada, prejudicando a vazão de água. Vários alagamentos no centro comercial de São Carlos foram registrados ao longo da história. Já no ano de 1930, segundo a memorialista Maria Christina Girão Pirolla, houve uma enchente que deixou várias famílias desabrigadas e causou mortes. A urbanização descontrolada a partir dos anos 1940, só agravou as taxas de alagamento na baixada do mercado, história que ainda se repete.

Grande parte do setor comercial de São Carlos está localizado na Bacia do Córrego do Gregório que possui área total superior a 15 quilômetros quadrados. Seu principal corpo hídrico, o córrego do Gregório, tem uma extensão de aproximadamente sete quilômetros. Ele percorre a área urbana no sentido leste – oeste, atravessa a região central e deságua no Rio Monjolinho, na rotatória em frente ao shopping center, conhecida como “Rotatória do Cristo”, outro ponto de alagamento.

Na região central também existe o Córrego do Simeão, totalmente canalizado, que se une ao Gregório na região central, que também influencia os eventos de enchentes.

O Córrego do Gregório, desde a fundação do município, sofreu intervenções humanas que, associadas a crescente urbanização e impermeabilização da microbacia, acarretaram e ainda acarretam várias enchentes na região central da cidade, nas proximidades do Mercado Municipal.

A história de São Carlos iniciou-se em 1831 com a demarcação da Sesmaria do Pinhal. Contudo, só em 4 de novembro de 1857 é que foi fundado o município, cuja população era composta por algumas pequenas casas ao redor da capela. Hoje, a Matriz da cidade localiza-se a cerca de 2 quarteirões acima do córrego do Gregório.

Em 1974 teve-se a construção de avenidas marginais ao córrego, que contou com a adaptação da hidrografia ao sistema de mobilidade urbana, fazendo com que de maneira geral o córrego sofresse várias intervenções e retificação de seus meandros. A intensa ocupação adjacente ocorreu no período de 1950 a 1970. Contudo já em 1940 as margens já apresentavam considerável ocupação.

De acordo com levantamentos históricos sobre registros de inundações ou alagamentos na área no período de 1940 a 2004. Ou seja, em um período de 64 anos, em 23 deles alagamentos foram registrados.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x