Reunião traz ampliação do campus 2 da USP
O reitor da Universidade São Paulo (USP), João Grandino Rodas, reuniu-se no final da tarde de ontem com o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) e com o diretor da Escola de Engenharia de Sã Carlos, Geraldo Roberto Martins Costa, para dar andamento ao processo de desapropriação de uma área de 1 milhão de metros quadrados para a ampliação do Campus 2 da USP em São Carlos.
No encontro ocorrido no Centro de Inovação da USP, na capital paulista, ficou definido que o projeto traria a instalação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e áreas para a expansão da universidade.
O terreno fica no fundo do campus 2 da universidade onde hoje existe uma plantação de eucaliptos e está avaliado pelo estado em R$ 25 milhões. Segundo o deputado tucano, a USP arcaria com 50% do valor e o estado com a outra metade.
De acordo com o diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, a ampliação do campus não tem foco em um projeto imediatista. “Estamos prevendo estruturar a USP São Carlos para daqui a 30 anos para não termos de buscar um novo espaço para expandir a universidade”, relatou Costa.
Ele disse também que dentro do projeto de expansão está prevista a instalação dos cursos de engenharia automobilística, hídrica e química.
Para acelerar o andamento do processo será sugerido ao governador Geraldo Alckmin que, em sua próxima visita a São Carlos, assine o decreto de declaração de utilidade pública da área que será incorporada à USP, enquanto são tomadas as providências jurídicas para o processo de desapropriação.
Segundo a assessoria de imprensa da USP São Carlos, o governador já foi convidado para participar dos eventos de comemoração 60 anos da Escola de Engenharia de São Carlos. Entretanto não se tem data definida para a vinda dele à cidade. A expectativa do deputado Massafera, é que nessa visita Alckmin se dê início ao processo de desapropriação.
Para Massafera, o campus da USP em São Carlos, que festeja 60 anos, ficará preparado para sua expansão nos próximos 60 anos. “Hoje se estima que cerca de 5 mil alunos estão matriculados na universidade entre graduação e pós-graduação. Estamos pensando, com a expansão do campus, deixar consolidado um projeto para atender a USP São Carlos para quando estiver 20 mil alunos”, relatou.