Rodrigues reivindica revitalização de cachoeira e lago de Ubá
Parlamentar propõe ações importantes do Poder Executivo para recuperar atrações do bairro rural
Buscando ampliar a segurança, facilitar a vida do turista e tornar o local mais acessível e seguro, o vereador Rodrigo Rodrigues (PSDB), segundo secretário da Câmara Municipal de Itirapina, através da Indicação 061/2022 está reivindicando à prefeita Dona Graça Zucchi de Moraes (PSDB), que promova ações de revitalização e conservação da cachoeira e também do lago, existentes no Bairro Rural de Ubá, que fica a cerca de 6 quilômetros da área urbana de Itirapina e que, além dos moradores do local, recebe diariamente muitos visitantes.
O parlamentar tucano lembra que o Bairro de Ubá é um dos principais pontos turísticos de Itirapina. Ele reforça que o local está há muito tempo sem os cuidados necessários e, portanto, necessita de obras de manutenção e também de restauração. O pequeno lago tem uma ducha natural e cachoeirinha. O Bairro de Ubá é composto por chácaras de veraneio. O acesso é gratuito, porém sem infraestruturas.
Ele solicita ao Poder Executivo que promova obras de manutenção da entrada da cachoeira, que fica na rua 1 de Ubá. Ele ressalta que a placa indicativa está escondida pelo mato. Segundo ele, outra obra necessária é a criação de estrutura para a descida até as águas da cachoeira.
Rodrigues reivindica ainda a limpeza do rio que abastece o Lago de Ubá, traçando um caminho em nível e desobstruído. Rodrigues reforça que a falta de limpeza deixou o lago repleto de vegetação aquática e aguapés. Por fim, ele pede a reforma do deck que existe no local. “O que existe atualmente encontra-se deteriorado pela ação do tempo e hoje oferece risco a quem o utiliza”, afirma ele em trecho do documento.
OUTRAS ATRAÇÕES
Itirapina é uma típica cidade interiorana do Estado de São Paulo, pequena, mas com ares de modernidade às margens das melhores rodovias do país, sem deixar de preservar sua história e tradições que tiveram início em 1839 com a fundação da capela de Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Itaquerí da Serra por imigrantes portugueses.
Com a chegada da Estrada de Ferro no final do século XIX grande parte da população da já formada e movimentada Vila de Itaquerí se mudou para junto da Estação Morro Pelado, onde hoje é a cidade de Itirapina, que na linguagem Tupi, significa Morro Pelado, um Morro Testemunho, ao sul da cidade, coberto de vegetação e com uma cruz em seu cume.
Em Itirapina o turista é contemplado com um ambiente natural preservado, sendo uma das cidades com maior área verde do Estado, inserido integralmente na APA Corumbataí, sob o importantíssimo Aquífero Guarani, com grande área que abrange a famosa Serra do Itaquerí e abriga as Estações Ecológica e Experimental do Instituto Florestal. Completando o cenário, grandes cachoeiras, rios, serras, vales, paredões rochosos e uma represa com oito quilômetros de extensão proporcionam aos visitantes descanso, lazer, esportes diversos como mountain-bike, escalada em rocha, trekking, trilhas off-road e esportes náuticos.