SAAE está em semana de nova avaliação
Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE, analisa desempenho e eficiência dos laboratórios de biologia e físico-química da ETA

Desde a última segunda-feira, 24, até a próxima sexta-feira, 28, dois especialistas da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE, estão na Estação de Tratamento de Água – ETA Vila Pureza, na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1.201. Na abertura das atividades, os avaliadores do Inmetro, Sidney Jorge de Almeida Silva, químico, ex-analista da CETESB, e Luis Carlos Faleiros Freitas, graduado em Engenharia Mecânica, e ex- pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, foram recebidos pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri; a superintendente de Administração, Rita de Cassia Camargo; Dra. Leila Patrizzi, gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto; Renata Custódio, chefe do laboratório físico-químico; Mônica Cristina de Assis Abílio, coordenadora de Qualidade e Carolina Stella Gonçalves, chefe do laboratório de Microbiologia. Estavam presentes, ainda, todos os técnicos em química e em biologia que trabalham nos referidos laboratórios e na amostragem.
Os laboratórios do SAAE São Carlos são acreditados junto ao Inmetro de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025-17. Esta norma apresenta as exigências gerais para garantir a competência de laboratórios de ensaio e confere reconhecimento e acreditação às análises realizadas. A ISO 17025 tem como princípio a padronização do processo analítico e a melhoria contínua do sistema, em busca, sempre, da maior eficiência. Essas avaliações acontecem a cada dois anos.
CALIBRAÇÃO CONSTANTE DE EQUIPAMENTOS
Para que isso seja possível, é exigida a implantação de procedimentos que garantam a qualidade dos resultados apresentados, como a constante calibração dos instrumentos de análise por empresas pertencentes a Rede Brasileira de Calibração (RBC), a verificação com materiais de referência certificados com rastreabilidade comprovada e o aprimoramento contínuo e permanente dos analistas. Periodicamente, são feitas auditorias internas, externas e outras avaliações pertinentes.
AVALIAÇÃO PERMANENTE
A avaliação faz parte do processo de manutenção da acreditação, uma vez que os laboratórios do SAAE integram o grupo de laboratórios acreditados junto ao Inmetro no Brasil. Quando são realizadas atividades de coleta de água e análises da qualidade dessa água em laboratórios, é necessário desenvolver todas as atividades em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 17025 para garantir a validade dos resultados.
De acordo com a Gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE, Dra. Leila Patrizzi, é sempre motivo de orgulho e satisfação receber essas avaliações. “Afinal, são elas que atestam e confirmam a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe responsável pelo tratamento e monitoramento da qualidade da água. Este olhar externo, preciso, com rigor técnico dos avaliadores do Inmetro, sempre amplia e aprimora a análise crítica dos servidores do SAAE com o objetivo de melhoria constante no tratamento e monitoramento da qualidade da água”.
Para o presidente do SAAE, Dérike Contri, que assumiu a direção da autarquia no começo do ano, também foi uma oportunidade ímpar para conhecer os trâmites e os processos dessa avaliação criteriosa do Inmetro. “Ter uma avaliação e, principalmente, uma acreditação desse órgão que é referência no Brasil, o Inmetro, é lógico que dá confiança e credibilidade a quem é avaliado. No caso do SAAE, isso também garante à população a certeza de que aquela água que chega lá nas torneiras, nos chuveiros e nas caixas d’água das residências, é de qualidade inquestionável. Enquanto gestores atuais da autarquia, queremos manter esse padrão de reconhecimento porque, aliás, esta também é a orientação do prefeito Netto Donato”.