SAAE faz balanço positivo
Com investimento de quase R$ 4 milhões, foram 5.818 operações de limpeza e desobstrução de bocas de lobo
DA REDAÇÃO
O Setor de Manutenção de Redes de Drenagem (SMRD), ligado à Gerência de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), acaba de concluir relatório de atividades desenvolvidas no primeiro semestre deste ano na cidade, incluindo a região central, bairros e os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. Os serviços realizados compreendem o período de 01/01/24 a 30/06/2024.
LIMPEZA DE BOCAS DE LOBO – Com investimentos de R$ 3.926.776,54, foram realizadas 5.818 operações de limpeza e desobstrução de bocas de lobo com utilização de ferramentas manuais, sendo retiradas desses dispositivos aproximadamente 442 toneladas de resíduos. 125 bocas de lobo receberam manutenção estrutural, incluindo a substituição ou reposição de grelhas de aço e tampas (lajes) de concreto. Também houve limpeza e desobstrução de ramais e galerias pluviais com utilização de equipamento combinado “hidrojato-sugador”, totalizando, no período, mais de 1.400 horas trabalhadas e cerca de 8.750 metros lineares de redes limpas.
LIMPEZA PISCINÕES – Além disso, foram executadas atividades de limpeza e conservação de reservatórios de retenção e detenção (piscinões), sendo atendidos, no período de seis meses, 12 reservatórios (CDHU, Vila Prado, Planalto Verde 1 e 2, Zavaglia, Eduardo Abdelnur, Jd. Letícia 1 e 2, Varjão 1 e 2 e Jardim Araucária 1 e 2).
O SAAE reforça o pedido aos moradores para que tenham total atenção para o descarte de resíduos, sejam recicláveis, restos de poda, roçagem e também o lixo doméstico, para que não acabem sendo carreados durante as chuvas para as bocas de lobo, causando entupimento e transtornos às casas próximas. Cuidados simples como esses colaboram com nosso próprio bem-estar, com o melhor uso dos recursos públicos e mostra nosso compromisso com o meio ambiente.
De acordo com o Gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do SAAE São Carlos, Eduardo Casado, o retrospecto é extremamente positivo. “Fizemos muito nesse período de seis meses na área de drenagem. Por outro lado, claro, sabemos que ainda há muito por fazer. Para além deste esforço conjunto, e desta conquista, o importante é que conseguimos estruturar o serviço de maneira inédita no município, neste setor. Ou seja: pensamos no amanhã, mas não deixamos de lado a urgência e a necessidade do dia a dia”.
Para o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, o relatório divulgado pela equipe da autarquia demonstra que houve planejamento, organização, cronograma e empenho na execução do trabalho. “O reflexo disso veremos mais tarde, lá na frente, durante aquele período crônico e histórico das chuvas de alta intensidade em São Carlos, que sempre acontecem entre meados de novembro e dezembro. Quero acreditar que, desta vez, graças ao trabalho bem feito que realizamos, o impacto será significativamente menor, principalmente com relação as enxurradas. Com a continuidade dos serviços, vamos garantir que o sistema de drenagem existente opere sempre em sua plena capacidade”.