SAAE faz limpeza e desassoreamento
Trabalho busca melhorar capacidade e fluidez, além de diminuir impacto das cheias provocado pelas chuvas
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos começou nesta quinta-feira, 28, o trabalho de limpeza e desassoreamento de trechos do Córrego do Gregório, na região da rua Totó Leite. Os serviços devem se estender até o próximo dia 6/12.
O trabalho, executado exclusivamente com pessoal e recursos da autarquia, é um reforço para diminuir o impacto do período das chuvas, visto que o acentuado assoreamento do canal compromete a fluidez e capacidade de escoamento das vazões de cheia. Durante todo o período da operação, a estimativa é de que sejam retirados aproximadamente 1.000 metros cúbicos de material do leito do córrego.
O Gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do SAAE, Eduardo Casado, explica que a realização da limpeza e desassoreamento faz parte do planejamento do SAAE São Carlos para o cuidado e manutenção dos rios e córregos. “Observamos nesse trecho específico do Gregório ocorrências de transbordamento durante chuvas intensas e, durante as vistorias que realizamos regularmente, constatamos a necessidade da operação de desassoreamento. Nesse local temos também a chegada do Córrego Lazzarini e a remoção dos sedimentos irá garantir a máxima capacidade de vazão possível para o trecho”, destaca.
Para o presidente do SAAE, Mariel Olmo, esta intervenção reforça o compromisso da autarquia com a preservação dos córregos e redução de problemas com enchentes. “Limpeza e desassoreamento são primordiais para a manutenção da qualidade da água dos nossos rios urbanos, ao mesmo tempo em que buscamos melhorar, a cada obra e serviço executado, e com um passo de cada vez, a resiliência do nosso sistema de macrodrenagem. Nosso cronograma de ações terá continuidade, estendendo esses serviços para outros córregos, como parte do compromisso do SAAE com a melhoria permanente do saneamento básico de São Carlos”.