CEDRINHO

SAAE faz teste de vazão do poço tubular

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos concluiu, nesta terça-feira, dia 3, mais uma etapa importante da obra do Poço Tubular Profundo do Cedrinho, no Distrito Industrial. Foi o teste preliminar de vazão, ou teste de desenvolvimento, que avalia a capacidade produtiva do poço. Os resultados foram promissores e reforçam a expectativa de que o sistema entre em operação já em agosto de 2025.

O teste, que tem duração de 24 horas, é realizado com uma bomba específica e monitorado continuamente para aferição do nível dinâmico da água. A partir desses dados, são feitos os cálculos que definirão o tipo ideal de bomba a ser instalada, garantindo a máxima eficiência do poço. Após essa fase, ainda serão realizadas mais três etapas, incluindo o último teste de vazão, que confirmará a capacidade do poço após a instalação da bomba definitiva.

ETAPAS DA OBRA

Com 326 metros de profundidade e vazão estimada em 200 m³/h, o poço será integrado a um reservatório metálico apoiado com capacidade de 2.650 m³ de água, o equivalente a 2 milhões e 650 mil litros. Antes do teste preliminar, cinco etapas essenciais já haviam sido concluídas com êxito: perfuração do poço, introdução dos tubos de revestimento, colocação do pré-filtro (com areia de granulometria controlada), lavagem do poço e desenvolvimento da vazão.

 

AMPLIAÇÃO DO ABASTECIMENTO

A obra contempla ainda a construção de uma casa de bombas, casa de química e cabine de energia elétrica. Também está em fase final a instalação de uma adutora de 2.127 metros de extensão e 250 mm de diâmetro, que interligará o reservatório do Cedrinho à região da CDHU. Essa estrutura permitirá desafogar o sistema da Vila Alpes e ampliar o abastecimento de água na região da grande Cidade Aracy, historicamente afetada por problemas de desabastecimento.

Os trabalhos são supervisionados por engenheiros e técnicos do SAAE, com acompanhamento permanente de um geólogo do consórcio responsável pela execução do projeto: “Eficiência São Carlos/Cedrinho”, formado pelas empresas RHS Controls e Uniper. O presidente do SAAE, Derike Contri, expressou otimismo com o andamento do projeto. “Mais uma etapa fundamental e decisiva está concluída. Estamos trabalhando com empenho para entregar essa obra que representará um grande avanço na qualidade do saneamento básico, principalmente para os moradores da Cidade Aracy.”

Já o prefeito Netto Donato também comemorou com entusiasmo este novo estágio da obra, que tem investimento de R$ 10,3 milhões. “Cada passo que damos na direção de resolver o problema da falta d’água para os moradores da nossa querida Cidade Aracy é motivo especial de alegria e orgulho. Assim como a população do bairro, todos nós do Governo também estamos contando os dias e as horas para inaugurar o poço e o reservatório que serão indispensáveis para garantir mais água para mais famílias”.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Santa Angelina
Todo o material apreendido foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ)
Há 20 minutos
Golpe
O caso revela um esquema fraudulento que resultou em um prejuízo financeiro
Há 2 horas
ECOVIAS NOROESTE PAULISTA
As obras diurnas acontecem das 7 às 17 horas, e as noturnas, das 21 às 7 horas
Há 3 horas
plugins premium WordPress