SAAE leva palestra sobre uso consciente da água
Alunos do 5º ano da Escola Antonio Adolfo Lobbe foram contemplados
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos realizou na tarde desta quinta-feira, dia 14, uma palestra sobre o uso consciente da água para um grupo de 35 alunos dos quintos anos A e B da Escola Estadual Antonio Adolfo Lobbe, na Vila Isabel, que atende em tempo integral 309 estudantes do 1º ao 5º ano.
Durante cerca de uma hora, o gerente de Planejamento e Projetos, Dirceu Azzolini Filho, que é engenheiro agrimensor e civil, falou sobre o funcionamento da autarquia no dia a dia e, principalmente, a respeito das etapas de captação, tratamento, armazenamento e distribuição da água no município de São Carlos. Explicou como é feito o trabalho nas duas captações superficiais (Espraiado/Monjolinho e Ribeirão Feijão), nas 37 captações subterrâneas, além do cuidado e rigor empregado nas duas Estações de Tratamento de Água (ETA Carlos Botelho e ETA CEAT).
“Para além do excelente trabalho desenvolvido pela equipe de Educação Ambiental do SAAE, essas palestras mais pontuais e focadas têm um propósito fundamental de mostrar as outras atividades que exercemos, que poucos sabem e muitos desconhecem, mas, acima de tudo, alertar sobre a importância do uso racional da água e do comportamento individual e coletivo com relação ao consumo. O que todos precisam entender é que o SAAE não ‘fabrica’ água. Esse bem natural, precioso e finito, precisa, merece e pede respeito dia após dia”, frisou Dirceu Azzolini Filho.
A estudante Isabele Cristina Bonfim Lima, de 11 anos, do 5º ano B, considerou a proposta e a palestra muito interessantes. “Eu não sabia sobre o quanto é difícil e custa fazer as captações de água. Do trabalho que dá e as etapas que precisam ser executadas. Foi muito legal, gostei bastante”. Já o estudante Pietro de Luca Rodrigues Borges, de 11 anos, do 5º ano A, entendeu o alerta sobre os cuidados em casa. “Tomar banhos mais rápidos, fechar bem as torneiras e evitar desperdício são atitudes que vão permitir que a gente tenha água em maior quantidade e por tempo maior. Isso é o que vai fazer a diferença para o nosso futuro”.
O presidente do SAAE, Mariel Olmo, reforçou a ideia de que todas as iniciativas na direção do uso consciente e consumo razoável da água são sempre muito bem-vindas. “Obrigado ao Dirceu por ser voluntário nessa iniciativa e desejo que todos os alunos que recebem essas informações sejam multiplicadores nos diversos ambientes que frequentam: famílias, escolas, igrejas, etc. Revelar o trabalho do SAAE, e mostrar que há uma equipe fantástica de 461 servidores que atuam sem parar para prestar este serviço de qualidade, é extraordinário”.