5 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saae registra 8 ocorrências de furtos de água neste ano

Saae registra 8 ocorrências de furtos de água neste ano

27/09/2014 15h45 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Saae registra 8 ocorrências de furtos de água neste ano

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (Saae) registrou 8 casos de ligações clandestinas neste ano, também conhecidas como furto de água. Segundo o presidente Do Saae, Sérgio Pepino, 90% destas ocorrências são de ligações subterrâneas. Já os 10% restantes são feitos com a retirada dos hidrômetros para não registrar o consumo.

O Saae desvenda os casos durante o trabalho dos fiscais leituristas ou através de denúncias. Essas ocorrências são registradas tanto em residências como em estabelecimentos comerciais. “É mais fácil descobrirmos em locais de comércio, pois as denúncias são mais comuns que as de residências”, comentou. 

O presidente explicou que, logo que um caso é descoberto, a equipe da Companhia é enviada até o local para verificar o fato e cortar o abastecimento, e registra um boletim de ocorrência policial. “Boa parte dos cidadãos que praticam o furto estão em dívidas com o Saee. A residência só recebe água novamente quando as contas são regularizadas e o proprietário volta a solicitar o serviço”, explicou.

O índice de inadimplência também é outro fator que preocupa a direção. A cidade possui cerca de 96 mil imóveis, e a falta de pagamento pelo consumo varia de 15 a 20%. Atualmente, uma média mensal de 300 imóveis tem o fornecimento rompido, mas as contas para corte são bem maiores. “Temos mais contas em corte. Acontece que nossos funcionários estão atarefados e não tem sobrado tempo para concluirmos o cronograma”, disse. 

Em virtude disto, Pepino comentou que a partir de outubro, o Saae irá intensificar o trabalho com o auxílio de uma empresa terceirizada. “Faremos cerca de 3 mil cortes mensais. É um meio de advertirmos o usuário para manter as contas em dia”, citou.

O corte é feito depois que o sistema acusa dois meses de atraso. “As pessoas recebem cobranças desde o primeiro atraso e quando completa sessenta dias, fazemos a notificação de corte”.

Troca de hidrômetros – Desde o ano passado, em virtude das falhas do sistema e vazamentos de água por conta dos registros antigos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto tem realizado a troca dos equipamentos na cidade. Somente no ano passado foram realizados 7 mil trocas. Neste ano já foram 9 mil e o objetivo é fazer 12 mil trocas ao ano.

A recomendação do Saae é que o hidrômetro seja trocado a cada 5 anos.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x