Infraestrutura

Saneamento chega às áreas da União em Itirapina

Uma antiga reivindicação dos moradores das áreas da União, no Campo do Imã e na Subestação, começa a ser atendida com a implantação de 4.500 metros de rede coletora de esgoto. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Itirapina, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento Básico, leva infraestrutura sanitária a regiões que ainda não contavam com esse serviço essencial.

A obra deverá atender aproximadamente 300 residências, beneficiando mais de 900 pessoas. O investimento é de cerca de R$ 1,3 milhão, e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 06 meses.

No início deste ano, a Prefeitura Municipal de Itirapina já havia implantado aproximadamente 700 metros de rede coletora de esgoto na região, utilizando-se mão de obra própria da Secretaria Municipal de Saneamento Básico.

Por serem áreas que cresceram sem a infraestrutura adequada de esgotamento sanitário, algumas residências ainda utilizavam fossas rudimentares para a destinação dos efluentes.

Essa situação pode contribuir para a contaminação do solo e do meio ambiente, além de aumentar os riscos à saúde da população.

Com a implantação da nova rede, o esgoto produzido pelas residências atendidas será coletado e encaminhado pelo sistema municipal para receber o tratamento adequado. A mudança substitui uma forma precária de destinação dos efluentes por um serviço público essencial, proporcionando mais segurança sanitária às famílias e ao entorno onde vivem.

O avanço também representa uma importante ação de proteção ambiental. Ao evitar que o esgoto seja lançado diretamente no solo, a nova estrutura contribui para reduzir possíveis fontes de contaminação e preservar os recursos naturais.

“Saneamento Básico e Saúde Pública” caminham juntos.

Quanto maior o acesso à coleta e ao tratamento adequado do esgoto, melhores são as condições de prevenção de doenças e de qualidade de vida da população.

Além de atender a uma antiga reivindicação da comunidade, a intervenção amplia a cobertura do esgotamento sanitário no município e contribui para o cumprimento das diretrizes estabelecidas pela legislação nacional de saneamento básico, especialmente pela Lei n° 11.445/2007, atualizada pelo Marco Legal do Saneamento, Lei n° 14.026/2020.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Meio Ambiente
Nos dias 25 e 26 de agosto, a partir das 8 horas, as áreas do […]
Há 6 minutos
Estratégias
No dia 24 de agosto, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos […]
Há 2 horas
Tecnologia
A conferência tem característica de ser itinerante com eventos simultâneos pela cidade e reúne os […]
Há 7 horas