7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santa Casa de São Carlos realiza 1ª captação múltipla de órgãos de 2023

Santa Casa de São Carlos realiza 1ª captação múltipla de órgãos de 2023

Procedimento para retirada de rins e fígado foi realizado nesta quarta-feira (4); três pessoas devem ser beneficiadas

04/01/2023 17h28 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Santa Casa de São Carlos realiza 1ª captação múltipla de órgãos de 2023

A Santa Casa de São Carlos realizou a captação de fígado e rins de um homem de 64 anos na madrugada desta quarta-feira (4). Os órgãos vão beneficiar 3 pessoas.

A morte encefálica do paciente foi constatada na terça-feira e o procedimento foi realizado após a família dele concordar com a doação.

Segundo o enfermeiro da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Lucas Picon, os rins foram captados por uma equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e o fígado por profissionais do Hospital das Clínicas de São José do Rio Preto, locais para onde os órgãos foram levados.

“Os processos de captação e transplante de órgãos são sempre muito emocionantes. Essa foi a primeira captação do ano e é o terceiro mês consecutivo que a Santa Casa realiza. Isso mostra para nós o quanto as pessoas e famílias têm se conscientizado sobre a importância de ser um doador de órgãos, já que um único doador pode salvar inúmeras vidas”, disse.

O Diretor Técnico do hospital, Dr. Roberto Muniz Júnior, ressalta que, nos últimos 12 meses, a Santa Casa realizou 8 captações (7 em 2022 e 1 em 2023), sendo 5 de múltiplos órgãos. “A doação de órgãos é uma ação salvadora, e mesmo diante de uma perda, na imensa maioria das vezes, torna-se extremamente gratificante para o doador e para a família do mesmo”, disse.

Ainda segundo Dr. Roberto, o hospital está intensificando seus esforços como unidade captadora e isso vem ajudando a salvar um considerável número de pessoas. “A Santa Casa mantém o compromisso de colaborar ainda mais com os esforços do Programa Nacional de Transplantes, segundo maior do mundo e o primeiro se considerarmos programas públicos, se tornando um centro transplantador até o final de 2025”, complementou.

FILA POR TRANSPLANTE NO BRASIL

De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde divulgados segunda-feira (2), 38.024 pessoas aguardam por transplante de órgãos no Brasil. Em 2022, 7.024 transplantes foram realizados. Doe órgãos! Salve vidas!

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x