Santa Casa destaca importância do cumprimento das orientações médicas antes das cirurgias
Pacientes que não realizam procedimentos pré-cirúrgicos prejudicam cronograma de cirurgias
A Santa Casa de São Carlos enfatiza a importância de os pacientes seguirem todas as orientações médicas e realizarem os exames solicitados no ambulatório antes de serem submetidos a procedimentos cirúrgicos. A adesão a essas etapas pré-operatórias é essencial para garantir a segurança e o sucesso das cirurgias, além de evitar o adiamento dos procedimentos agendados.
Apesar do compromisso da equipe da Santa Casa, que entra em contato com os pacientes para agendar e solicitar o comparecimento para retirada dos documentos e exames necessários para o procedimento, muitas vezes os pacientes não atendem às ligações, o que dificulta a continuidade do processo e pode comprometer o andamento dos atendimentos.
A gerente de controle de regulação e acesso da Santa Casa, Talita Benedito destaca a importância dessa preparação. “O cumprimento das orientações médicas e a realização dos exames são fundamentais para a segurança do paciente. Essas etapas permitem que a equipe médica avalie todas as condições necessárias para que a cirurgia ocorra de maneira segura e eficaz. Sem isso, é impossível dar continuidade ao processo cirúrgico, o que acaba prejudicando o próprio paciente e os outros que aguardam na fila de espera.”
O provedor da instituição, Antonio Valério Morillas Junior, reforça que a ausência do cumprimento dessas etapas impacta diretamente o sistema. “Quando os pacientes não realizam os exames, não apresentam as guias ou deixam de comparecer no dia marcado para o procedimento, todo o cronograma cirúrgico é afetado. Isso prejudica não só o próprio paciente, mas também outros que dependem da fila de cirurgias, gerando atrasos no atendimento. Por isso, é essencial que todos façam sua parte para que possamos manter a eficiência e a qualidade dos nossos serviços.”