Saúde pública

Santa Casa é reconhecida em gestão de qualidade e melhoria contínua em UTIs

A Santa Casa de São Carlos recebeu, na quinta-feira, 30, os certificados de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho pela Epimed Solutions, conferidos pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). A entrega foi realizada por Jucimara Vieira, Gerente Nacional da Epimed Solutions, juntamente com o provedor Antonio Valério Morillas Junior, aos profissionais Tiago Clezer, coordenador de enfermagem das UTIs, e Natalia Rochi Trovó, médica diarista das UTIs, que receberam os certificados em nome de toda a equipe.

Na ocasião, a Santa Casa também foi contemplada com um certificado de participação no Programa de Gestão da Melhoria Contínua em Pacientes Críticos, iniciativa da Epimed Solutions em parceria com a instituição francesa Fundação 101.

Durante o programa, a instituição desenvolveu um projeto de melhoria contínua focado na redução de infecções relacionadas à ventilação mecânica em pacientes intubados. Ao longo de um ano, a equipe implementou rotinas e ferramentas de melhoria, realizou estudos de casos complexos e promoveu processos de educação e sensibilização das equipes, reforçando o compromisso da Santa Casa com segurança e excelência no cuidado aos pacientes críticos. O trabalho foi liderado pelo Diretor Técnico, Dr. Roberto Muniz Junior, em conjunto com o enfermeiro horizontal das UTIs, Jean Carlos Cidrão, a médica diarista Natalia Rochi Trovó e a coordenadora administrativa Michelle Freire.

O programa também possibilitou a troca de experiências com hospitais de diversas regiões, fortalecendo a construção de práticas assistenciais mais seguras, com o objetivo final de salvar vidas.

Participaram ainda da entrega o Diretor Técnico Roberto Muniz Junior, a Diretora de Práticas Assistenciais Carolina Toniolo Zenatti, o Diretor de Estratégia e Inovação Flávio Guimarães, a Gerente de Enfermagem Ariadni Fernanda Martins, a Coordenadora de Enfermagem da Unidade Coronariana Flávia Serpa e a Coordenadora Administrativa Michelle Freire.

Para Jucimara Vieira, o reconhecimento evidencia a importância da Santa Casa na formação de profissionais, na implementação de boas práticas assistenciais e no cuidado integral aos pacientes críticos. “É uma honra entregar este certificado à Santa Casa de São Carlos, que demonstra compromisso constante com a qualidade e a segurança no cuidado aos pacientes críticos. O trabalho que vocês desenvolvem reflete excelência, dedicação e atenção aos detalhes que fazem toda a diferença na vida dos pacientes e de suas famílias.”

O Diretor Técnico Roberto Muniz Junior, destacou a relevância da participação em iniciativas que promovem a análise contínua da qualidade assistencial. “Esse reconhecimento é resultado de um trabalho sólido e integrado entre as equipes médicas, de enfermagem e de qualidade. A partir do acompanhamento detalhado dos indicadores e da implementação de ações baseadas em evidências, conseguimos aprimorar processos e fortalecer a segurança do paciente. É uma conquista que reafirma nosso compromisso com a melhoria contínua e com a excelência no cuidado aos pacientes críticos.”

O provedor Antonio Valério Morillas Junior parabenizou toda a equipe envolvida no projeto, ressaltando a dedicação e o comprometimento de cada profissional, e destacou a importância do trabalho coletivo na construção de uma assistência de excelência. “Receber este reconhecimento reforça o compromisso da Santa Casa com a qualidade e segurança no atendimento aos nossos pacientes. Nossa equipe demonstra, dia após dia, dedicação e profissionalismo, e este certificado é o reflexo de um trabalho coletivo que transforma vidas.”

Compartilhe:

Recomendamos para você

Religião
Neste 8 de dezembro, a Catedral de São Carlos Borromeu celebra 55 anos de sua […]
Há 1 hora
Magia natalina
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia abriu neste sábado, 6, as portas para […]
Há 2 horas
Competitividade
Desempenho coloca equipe entre as 15 melhores do país; estudantes destacam evolução, preparação intensa e […]
Há 5 horas