Santa Casa homenageia profissionais e setores destaques no combate às infecções relacionadas à assistência em saúde
Os setores e profissionais homenageados foram selecionados com base nos resultados positivos obtidos ao longo do ano.
A Santa Casa de São Carlos, por meio do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (SCIRAS), realizou nesta segunda-feira (30), uma cerimônia para homenagear os colaboradores e setores que se destacaram no combate às infecções relacionadas à assistência à saúde ao longo de 2024.
A entrega dos certificados de reconhecimento foi conduzida pela Diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti e pela coordenadora do SCIRAS, a enfermeira Nívea Fernandes. “É um prazer poder reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação de nossos colaboradores que, com muito comprometimento, fazem a diferença na qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes. O SCIRAS é uma parte fundamental do trabalho da Santa Casa, e todos esses profissionais têm contribuído para a segurança dos nossos pacientes e para a melhoria contínua dos nossos processos”, destacou Dra. Carolina durante a cerimônia.
O Provedor da Santa Casa de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior, também expressou seu agradecimento aos presentes: “É com grande alegria que celebramos o trabalho de todos os colaboradores e setores aqui homenageados. O controle de infecções é fundamental para a segurança do paciente, e o SCIRAS é uma equipe que, com muita dedicação, tem ajudado a garantir a saúde e a confiança de todos os que passam por nossa instituição.”
Os setores e profissionais homenageados foram selecionados com base nos resultados positivos obtidos ao longo do ano. Entre os setores destaque, foram premiados: CT – Enfermaria Clínica e Isolamentos, como setor destaque na Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS); Pediatria, pelo seu papel como setor mais aderente às notificações de Doenças de Notificação Compulsória (DNC); SMU, também como setor mais aderente às notificações de DNC; BT – Unidade Coronariana, como o setor com maior redução de incidência de IRAS; CTI 1, por sua adesão ao preenchimento dos bundles de manutenção e inserção; CTI 2, pelo maior sucesso na redução do consumo de antibióticos; Banco de Leite, por se destacar nas conformidades da Visita Técnica; Maternidade, com a maior redução na incidência de IRAS; e UTI Neonatal e Pediátrica, por sua dedicação à adesão de Higiene de Mãos.
Além dos setores, profissionais que se destacaram individualmente também receberam o título de Amigos do SCIRAS. Entre os homenageados, estão a médica Dr. Natalia Ronchi Trovo, os coordenadores Tiago Clezer da Silva (CTI) e Simone Correa e Castro Loboschi, as enfermeiras Tatiane Donato (C2) e Agatha Aparecida Francoso (Pediatria), os técnicos de enfermagem Milton Modolo de João (C2) e Leandro Eduardo de Lima Diniz (CT – Isol.), a fisioterapeuta Carolina Moraes da Costa Munno, e os colaboradores dos setores de apoio, como Hylas Rafael Macedo Gealorenço (Hotelaria e T.I.), Lourdes Marques (IEP) e Eliane Pereira dos Santos Monteiro (UCO), ambas auxiliares de limpeza, e Joselito Nunes, da manutenção.