Santa Casa marca presença no GAPE
Evento reúne hospitais de todo o país que participam do projeto Lean nas Emergências
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Nos dias 10 e 11 de fevereiro, gestores da Santa Casa de São Carlos participaram do GAPE – Gestão de Alta Performance, em São Paulo. O evento reuniu hospitais de todo o país para a troca de experiências e aprimoramento das práticas do projeto Lean nas Emergências.
A diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, acompanhou os colaboradores no encontro. “A Santa Casa participa desse projeto para aprimorar a gestão do fluxo de pacientes no pronto atendimento. O Lean nas Emergência será desenvolvido de 2024 a 2026. Nosso hospital mentor é o Moinho de Ventos, que nos orientará na implementação das melhorias e no uso da metodologia Lean para otimizar processos e reduzir a superlotação”, explicou Dra. Carolina.
O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) em parceria com seis hospitais de excelência: Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração e Hospital Moinho de Ventos. O objetivo é reduzir a superlotação nos serviços de urgência e emergência dos hospitais públicos e filantrópicos por meio da metodologia Lean, que busca otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a gestão dos recursos disponíveis.
Entre as metas do projeto estão a redução da superlotação, a diminuição do tempo de permanência dos pacientes no hospital e a otimização do fluxo entre a chegada ao pronto atendimento e a internação, quando necessária. Para isso, os hospitais participantes passam por um diagnóstico inicial e, em seguida, iniciam a fase de implementação de melhorias com apoio de consultores especializados.
Para o provedor da Santa Casa, Antonio Valerio Morillas Junior, a participação no evento é uma oportunidade para fortalecer a qualidade da assistência. “A Santa Casa de São Carlos é referência para o atendimento de média e alta complexidade de pacientes de São Carlos e mais cinco cidades da região. Atende mais de 1800 pacientes por mês e esta em constante busca de metodologias eficientes que contribuem para um atendimento mais ágil e seguro aos pacientes, como é o caso do projeto Lean nas Emergências “, destacou.
A fase de implementação das melhorias no hospital contará com capacitações, visitas técnicas e acompanhamento contínuo por especialistas. Após essa etapa, a Santa Casa acompanhará indicadores que permitirão avaliar os avanços conquistados.