29 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São-carlense é uma das 100 pessoas mais Influentes de Descendência Africana no mundo

São-carlense é uma das 100 pessoas mais Influentes de Descendência Africana no mundo

Advogado, atualmente Thiago é Assessor da Diretoria de Desenvolvimento Produtivo Inovação e Comercio Exterior do BNDES

29/09/2024 08h27 - Atualizado há 15 segundos Publicado por: Redação
São-carlense é uma das 100 pessoas mais Influentes de Descendência Africana no mundo

As Pessoas Mais Influentes de Descendência Africana (MIPAD), das Organizações das Nações Unidas (ONU) revelaram a sua lista inaugural de “Campeões Comerciais da Descendência Africana em todo o mundo”, reconhecendo 100 indivíduos excepcionais que impulsionam o progresso económico em todos os continentes.

O são-carlense Thiago Tobias está na lista. Advogado, atualmente Thiago é Assessor da Diretoria de Desenvolvimento Produtivo Inovação e Comercio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Feliz em representar a geração dos pré vestibulares que lutaram pelo Prouni, Política de Cotas e pelo empoderamento negro no Brasil, na África e em toda a diáspora com Frei David Santos OFM. O caminho se faz caminhando”, destacou Thiago.

“Estou muito feliz com a homenagem. Existe um longo caminho para alcançarmos a igualdade de direitos e oportunidades entre negros e brancos. Existe um grande desafio para potencializarmos a África e toda a diáspora africana. Eu sigo com determinação ao lado muitos irmãos para mudar esta realidade. O mais importante de um prêmio é tentar inspirar as pessoas para que elas sejam excelentes no que querem fazer”, acrescentou.

O Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, parabenizou o são-carlense.

“Parabenizo publicamente o advogado Thiago Tobias, reconhecido como uma das 100 pessoas mais Influentes de Descendência Africana (MIPAD) das Organizações das Nações Unidas (ONU). Atualmente atuando como meu assessor no BNDES, Thiago tem uma longa trajetória de luta e de militância pela igualdade de direitos e de oportunidades à população negra e na eliminação do racismo no Brasil.

Thiago integrava a minha esquipe no MEC quando aprovamos a Lei de Cotas. Agora no BNDES ele tem dado novamente importante contribuição para os avanços da instituição no enfrentamento à desigualdade racial. Nesse sentido, depois de 12 anos sem realizar de concursos, o BNDES abriu seleção, reservando 30% das vagas para candidatos negros, acima dos 20% definidos pela Lei nº 12.990/2014.

Além disso, instituímos o Grupo de Trabalho Empoderamento Negro para a Transformação da Economia, que trabalha para fortalecer a equidade racial no BNDES, e fomos a primeira instituição pública a se juntar à Associação Civil do Movimento de Equidade Racial (Mover), que atua pela construção da igualdade racial no mercado corporativo.

O BNDES é responsável pelo restauro de 50% do patrimônio histórico do Brasil e, em nossa gestão, estamos enfrentando a tentativa de apagamento da memória e da extraordinária contribuição do povo negro para o país. Por isso, estamos na linha de frente da recuperação de toda região da Pequena África, no Rio de Janeiro, maior porto de pessoas escravizadas da história, e na construção do aparelho cultural do Valongo.

Essas, entre outras iniciativas, contam com a participação de Thiago Tobias e são exemplos do compromisso de vida dele com o movimento negro e com essa pauta tão fundamental para o estabelecimento de uma verdadeira democracia no Brasil”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x