São Carlos deve permanecer na Fase Vermelha do Plano SP
Situação da pandemia da Covid-19 se agravou na região ao longo dessa semana e a cidade deverá seguir fase mais restritiva
Nesta sexta-feira (19), é aguardada a coletiva de imprensa do Governo do Estado, com a reclassificação das regiões dentro do Plano São Paulo. Passados 15 dias desde que a Regional de Araraquara, na qual se encontra São Carlos, foi colocada na fase vermelha, a perspectiva é que permaneça nela por mais um período, dada a evolução da pandemia na região.
A ocupação de leitos de UTI/Covid está em 84,7%. De acordo com as normas do Plano São Paulo, acima de 75% a regional é colocada na fase vermelha. A quantidade de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias está em 473,4, e os óbitos a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias está em 10,7, muito acima dos limites estabelecidos para migrar para a fase laranja (360 e 8, respectivamente). Da mesma forma, as internações por 100 mil habitantes estão em 78,9 acima do limite de 60 para a fase laranja.
Nesta semana, a preocupação com a evolução da pandemia se agravou, com o colapso no sistema de saúde da cidade de Araraquara, que detectou a variante de Manaus da Covid-19 circulando no município, o que aumentou a transmissão da doença, culminando num crescimento de internações. O prefeito Edinho Silva (PT) decretou lockdown de 15 dias, válido até o final do mês para tentar controlar a situação.
Em São Carlos, houve a abertura de 12 novos leitos de UTI para Covid-19 na Santa Casa. Além da demanda municipal, é possível que pacientes de cidades vizinhas sejam transferidos para tratamento em São Carlos, tendo em vista a falta de leitos em alguns desses locais. Araraquara também deverá abrir 70 novos leitos, tanto de UTI, como de enfermaria, porém ainda sem data definida.