São Carlos e o desafio de eleger deputados da cidade em 2026

(*) Azuaite Martins de França

Apesar de sua histórica expressão como centro educacional, polo científico e tecnológico e de ser a maior cidade da região central do estado, São Carlos vem, há alguns pleitos, perdendo espaço na representação política estadual e federal, o que traz consequências concretas para o seu desenvolvimento.

Essa ausência de vozes próprias nos parlamentos tem contribuído para enfraquecer a presença do município nas agendas dos governos estadual e federal. E isso justamente quando decisões estratégicas são tomadas e grandes investimentos são disputados.

Como já demonstrado no passado, deputados com raízes em São Carlos acompanham de perto as demandas do município e têm maior compromisso com projetos capazes de impactar positivamente a vida dos cidadãos.

Eleger representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados oriundos da cidade é, portanto, uma questão de defesa objetiva dos interesses da população e condição essencial para recolocar São Carlos, com força e legitimidade, no centro das políticas públicas estaduais e federais.

Nas últimas décadas, São Carlos tem sido vítima da excessiva fragmentação de candidaturas locais. A proliferação de candidatos tem dispersado votos e impedido que a cidade eleja representantes próprios, abrindo espaço para nomes de outras regiões, muitas vezes distantes da realidade e das necessidades locais.

Ora, a política, sobretudo em momentos decisivos, exige espírito público, maturidade e capacidade de construção de consensos. A falta de unidade tem custado caro ao município, que deixa de acessar recursos, programas e investimentos por não contar com representantes legitimados para defender seus pleitos nos espaços de poder.

As eleições de 2026 trazem uma nova oportunidade para que São Carlos reconquiste seu espaço nos parlamentos estadual e federal. Para isso, será indispensável engenhosidade política, diálogo entre partidos, lideranças e movimentos sociais do município.

O momento é especialmente favorável para que as articulações sejam iniciadas desde já, com responsabilidade, visão estratégica e compromisso com o interesse público. Repito: é urgente recolocar São Carlos no centro das decisões, com representação legítima na Alesp e na Câmara dos Deputados, capaz de garantir que a cidade volte a ser prioridade nas políticas públicas.

O desafio da unidade e da articulação é o caminho para que São Carlos volte a ocupar um espaço político compatível com sua história, sua importância e o potencial de sua população.

 

 

Compartilhe:

Recomendamos para você

Confira nota de Falecimento da Nova Funerária de São Carlos
Há 20 minutos
Serviços públicos
A Prefeitura informa que, em razão das festividades de Natal e Ano-Novo, alguns serviços públicos […]
Há 35 minutos
Magia de Natal
O Natal Solidário da ONG MID, realizado no domingo, 14, no Salão de Festas do […]
Há 1 hora