DADOS

São Carlos é um dos 500 melhores municípios em Infraestrutura e Mobilidade Urbana

O município ainda é destaque no Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Aliado aos avanços no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e melhorias na escolarização, esses indicadores permitem uma montagem de fotos que destaca o crescimento de São Carlos ao longo dos últimos anos.

Destaque também entre Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

O IGMA é um índice que considera diversos elementos para medir os desenvolvimentos socioeconômicos de uma região. Elementos como governança, educação, saúde, bem-estar e sustentabilidade são considerados na análise de cada município.

São Carlos foi um dos municípios analisados pelo IGMA e teve seus dados revelados mostrando os pontos os quais a cidade deve se orgulhar, bem como os aspectos a serem melhorados.

Do lado dos pontos positivos, os destaques em São Carlos passam pela Infraestrutura e Mobilidade Urbana. No caso do índice do IGMA, essa foi a maior pontuação que a cidade paulista recebeu em todas as categorias, chegando a 79,37 pontos.

A segunda pontuação de destaque de São Carlos no IGMA foi o Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Nesse caso, o município alcançou 70,97 pontos, ficando entre os 1.000 melhores municípios brasileiros.

Em um país com 212,6 milhões de habitantes, o Brasil conta com mais de 5.500 cidades e São Carlos acabou ficando com os piores índices nas categorias Saúde e Bem-Estar, assim como Sustentabilidade.

Saúde e Bem-Estar é área que demanda melhora

São Carlos obteve um dos piores índices na categoria Saúde e Bem-Estar no IGMA. A nota do município paulista foi de 43,92, fazendo com que a cidade chegasse à posição 4.292ª no ranking de 5.568 municípios.

 

Mas o que mais preocupa é o índice de sustentabilidade de São Carlos. De acordo com os dados publicados no portal do IGMA, o município paulista obteve 46,73 pontos, ficando na 4.740ª posição.

 

Parcerias para projetos de sustentabilidade e práticas empresariais têm sido adotadas para reverter esse cenário. Um bom exemplo é a São Carlos S/A. A empresa obteve o Certificado Comerc Sinerconsult de Energia Renovável por utilizar fontes renováveis na produção energética.

 

A utilização de fontes renováveis para geração de energia evitou que 937,77 toneladas de CO² fossem lançados na atmosfera. Além disso, a São Carlos S/A também participou do Programa de Conscientização Ambiental (PCA) do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

 

Aliada às iniciativas das empresas que atuam no município, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou o estudo Avaliação da Sustentabilidade Ecológica no Município de São Carlos, São Paulo, com o objetivo de entender o nível de sustentabilidade da cidade.

 

De acordo com o estudo, a redução nas áreas de vegetação nativa com expansão de áreas agrícolas e diminuição significativa da qualidade ambiental da paisagem foram as principais evidências de que a sustentabilidade não tem sido o foco do município paulista.

 

As atividades antrópicas combinadas com a perda da biodiversidade foram os elementos que mais chamaram a atenção dos estudiosos, sendo pontos a serem considerados para São Carlos consiga melhorar sua pontuação no ranking do IGMA.

Educação e Governança complementam dados apurados

O IGMA de São Carlos ainda apresentou outros dois dados que ajudam a ter um panorama geral do município paulista. No caso da Educação, foram 56,05 pontos, colocando a cidade na 2.437ª posição no ranking nacional.

 

Outro índice que também foi apurado no cálculo do IGMA de São Carlos foi o de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Nesse caso, a cidade paulista ficou com a 3.191ª posição com nota de 52,26.

 

Em geral, São Carlos acabou na 1.784ª posição entre todos os municípios brasileiros. Os dados indicam que existem áreas que a cidade pode se orgulhar, como é o caso da infraestrutura e mobilidade urbana, por exemplo.

 

Por outro lado, a maior atenção à saúde e bem-estar dos cidadãos, aliada a necessidade de mais práticas voltadas à sustentabilidade são pontos a serem considerados pelas autoridades municipais e estaduais.

 

O desafio de ter um desenvolvimento sustentável está presente para todos os municípios brasileiros, resta saber quais cidades conseguirão encontrar a fórmula ideal para continuar crescendo, mesmo considerando a sustentabilidade em todas as suas iniciativas.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Religião
Neste 8 de dezembro, a Catedral de São Carlos Borromeu celebra 55 anos de sua […]
Há 4 horas
Magia natalina
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia abriu neste sábado, 6, as portas para […]
Há 4 horas
Competitividade
Desempenho coloca equipe entre as 15 melhores do país; estudantes destacam evolução, preparação intensa e […]
Há 7 horas